Neste curto artigo inusitado veremos como visitar a Antártida. Bem como, o que fazer e ver no meio de tanto gelo!
Mas antes de aprender como visitar a Antártida, veremos um pouco sobre o continente, algumas curiosidades e sua história. Bem como, vamos responder agora uma pergunta muito importante: É Antártida ou Antártica? A resposta é: tanto faz. Os dois usos são aceitos, entretanto, a forma Antártida é mais utilizada (tanto no Brasil quanto em Portugal).
Antes de falarmos como visitar o continente, vamos ver algumas curiosidades sobre ele. Este é o segundo menor continente, sendo um pouco maior que a Oceania. Além disso, não há residentes permanentes nele, apenas os cientistas nas estações de pesquisas. E o número de cientistas no continente durante o verão fica na faixa de 4000 pesquisadores, e 1000 no inverno.
Acredita-se que a região possa ter sido primeiro descoberta por volta do século VII, com os povos Aush, da Terra do Fogo. Já a primeira expedição de fato documentada foi com Américo Vespúcio, no século XVI. Por fim, as primeiras ocupações se deram no século XIX, com os navios baleeiros.
Por fim, vamos falar sobre o clima... Este é o continente mais frio (óbvio) e mais seco do planeta. A precipitação por ano fica, em média, entre 30 e 70 mm de chuva. Já a temperatura, depende se você está na zona costeira ou no interior. Na zona costeira o verão chega a até 10°C, e no inverno -40°C... Já no interior a temperatura fica entre os agradáveis -30°C e -80°C. Sendo a temperatura record registrada de -93,2°C, inclusive, essa foi a menor temperatura registrada em nosso humilde planeta.
Agora chega desses detalhes, e vamos de fato ver como visitar a Antártida.
Bem, caso você não seja um pesquisador, a forma mais fácil de como visitar a Antártida é com um cruzeiro. Existem diversas opções, as principais saindo da Argentina. Bem como, há opções saindo do Chile.
Já os preços... Bem, como você já pode ter imaginado, os preços não são muito amigáveis.
Existem as opções com passagens pela Ilha Decepção e Ilha Elefante – nas quais é possível ver as geleiras e vida selvagem do continente. Estes cruzeiros também rodam bastante a Argentina, Ilhas Malvinas e pedaços do Chile. Sendo possível encontrar tarifas inferiores a R$7000 (contando diversas taxas de serviço e impostos).
Mas os cruzeiros mais especializados na Antártida, com cerca de 10 a 14 dias de viagens, com guias e todo o pacote da experiência Antártida vão custar, pelo menos, 6 mil dólares. Se estiver à procura de luxo, então, prepare-se para desembolsar mais de 25 mil dólares.
As amadoras disponíveis são várias, mas neste post vamos focar na Norwegian Cruise Lines (com opções bem acessíveis). E a Silver Sea, do grupo Royal Caribbean, com opções de luxo.
Vamos, então, ver uma das opções mais acessíveis de cruzeiros para a Antártida. A bordo do Norwegian Star este belíssimo navio faz uma incrível viagem de 14 dias pelo sul de nosso mundo.
Partindo de Buenos Aires, com o Norwegian Star você conhecerá Montevidéu, Puerto Madryn, Punta Arenas, Ushuaia, a Baía do Almirantado, Ilha Elefante e Cabo Lookout e Stanley nas Ilhas Malvinas.
Confira tudo sobre neste link.
O Silver Sea oferece opções mais luxuosas, bem como uma experiência de maior tempo neste remoto continente. Os preços se iniciam na faixa de 10 mil dólares e podem, facilmente, passar dos 25 mil dólares.
Um dos principais parte de Puerto Williams, no Chile. Neste cruzeiro você conhecerá a ilhas Shetland do Sul, verá diversos icebergs e escutará o som do gelo se mexendo. Pisará na península antártica e fará uma excursão bem lá pro sul.
Além disso você verá toda a fauna do continente, leões marinhos, pinguins imperiais e demais.
A melhor forma de contratar um cruzeiro para visitar a Antártida é através de uma agência de viagens. Há diversas agências de viagens no país, você precisará procurar uma que trabalhe com cruzeiros. Uma boa pesquisa no google maps vai resolver isso rapidamente.
Um roteiro assim é muito melhor contratar por uma agência de viagens. Pois o agente de viagens vai cuidar para que tudo ocorrerá muito tranquilamente até o momento que você embarcar no cruzeiro. E, se por ventura, acontecer algo que te impeça de embarcar ele e um bom seguro viagem irão te ajudar.
O seguro viagem Vital Card também cobre viagens ao Polo Sul! Obviamente, lá não temos uma rede credenciada, mas qualquer consulta coberta que for realizada pelo médico do cruzeiro será reembolsada pelo seguro viagem.
Note que as consultas cobertas pelos seguros viagem são aquelas de urgência ou emergência médica. Afinal, o seguro viagem não é um seguro saúde. Portanto, ele não terá cobertura em, por exemplo, consultas eletivas. Além disso, o seguro viagem possui outras coberturas para te proteger em diversos problemas que possam ocorrer antes ou depois da viagem.
Por exemplo, atraso de bagagem, vai que a bagagem atrasou quando você estava a caminho do puerto Williams! Ou também a cobertura de cancelamento de viagem. Nesta cobertura se, por motivo de força maior, você não puder ir visitar o polo sul, serão cobertas diversas despesas com as multas de cancelamento. Leia mais aqui.
E a leitura deste rápido artigo acabou! Mas que tal ler um pouco sobre como planejar um roteiro de viagem?