3 Lugares Fantásticos

2023-09-06

O que não falta nessa terra são lugares fantásticos para se conhecer (mas dinheiro e/ou tempo é outra história)!

Nesse artigo, então, separamos 3 dos muitos lugares fantásticos que se tem para conhecer. Mas, se há tantos lugares fantásticos, porque escolher somente 3? Como você lerá, neste artigo preferimos entrar com mais detalhes em cada um desses três lugares. Agora, alguns destes lugares, inclusive, são tão incríveis que parecem que saíram da imaginação bem treinada de um artista. Nestes lugares também já ocorreram muitas histórias épicas. Bem como serviram de inspiração para muita coisa, e também foram locais de diversas produções cinematográficas.

Mas ainda somos um blog de seguro-viagem, portanto, deixaremos diversas fantásticas dicas de como visitar estes lugares com segurança.

Agora, sem mais delongas, vamos dar asas a nossa imaginação e ver um pouquinho do quão fantástico nosso mundinho é!

Índice:

  1. Monte Roraima
  2. Stonehenge
  3. Pirâmides

Lugares Fantásticos: Monte Roraima

foto de uma estrada de terra que dá no monte roraima, um dos lugares fantásticos

Imagine uma época que a vida era somente microrganismos, bactérias e algas. Uma época de erupções vulcânicas que cobriam toda a rarefeita atmosfera do planeta e de poderosíssimos terremotos que afastavam os continentes e faziam a terra se levantar. Mas o descrito não é nada fantasioso, pois estamos falando de uma parte da história de nosso planeta a qual ainda sabemos muito pouco: a época pré-cambriano, que data de 600 milhões a 4.6 bilhões de anos atrás. Foi nesse período, a cerca de “míseros” 2 bilhões de anos atrás, que surgiram as primeiras rochas do Monte Roraima.

Localizado na tríplice fronteira entre Venezuela, Guiana e Brasil; apesar do nome, somente cerca de 5% do território do que compõe o monte Roraima está no Brasil. Na realidade, 85% dele está na Venezuela. Entretanto, a cidade que administra o parque é brasileira, chama-se Uiramutã.

Para não abusarmos muito do termo “fantástico”, vamos falar que o Monte Roraima é coisa de louco. O próprio Monte Roraima é um dos pontos ultraproeminentes do mundo. Além disso o local possui diversas cachoeiras, bem como, a maior caverna de quartzo do mundo, Cueva Ojos de Cristal.

O que mais?

Foto do topo do monte roraima com muitas nuvens embaixo
Olha essa visão fantástica!

E o Monte Roraima não brilha somente quando o assunto é geologia, mas também sua fauna e flora. Para começo de história em um lado do Monte Roraima é uma savana, e do outro uma floresta tropical. Há ainda diversas plantas raras e endêmicas e que, infelizmente, estão em sério risco de extinção. E sua fauna conta com centenas de espécies, principalmente de aves, além de diversos répteis e anfíbios.

O local é tão fantástico que ele cativa a imaginação do Homem há milhares de anos. Por exemplo, vamos ver o mito de sua criação segundo a lenda dos Macuxi. Antes ali não havia nenhuma elevação, e a terra era muito fértil e repleta de espécies. Inclusive muitas tribos indígenas moravam na região. Foi então que, certo dia, uma bananeira mágica nasceu no local...

Os pajés avisaram a todos que não se poderia mexer com essa bananeira, pois traria grandes desgraças, que seus frutos murchariam e a terra mudaria. Os índios respeitaram os avisos dos sábios pajés. Entretanto, em uma manhã, para o pavor de todos, alguém desconhecido cortou e roubou um dos cachos da bananeira. Antes que os índios pudessem achar o culpado, ao som de trovões e relâmpagos que tremeram as próprias fundações da terra os avisos dos pajés tornaram-se realidade. Homens e animais correram e sob uma forte chuva, o Monte Roraima começava a se levantar.

Bem, ainda há muito que se escrever sobre o quão fantástico o local é, entretanto, precisamos abordar diversos outros lugares fantásticos neste texto.

Como visitar este lugar fantástico que é o Monte Roraima

Talvez, como tenha imaginado, não é um lugar pra todo mundo. Mas escalar ele não é uma tarefa impossível, na realidade, nem é muito difícil. Basta ter um preparo físico para aguentar longas horas de caminhadas em terreno acidentado. Ainda assim, há diversas opções para quem escala e muito bem.

Uma das melhoras formas de conhecer o Monte Roraima é através de agências de viagens receptivas em Boa Vista, Roraima. Há diversas opções de pacotes com guias que você comprar. Os pacotes, geralmente, possuem pelo menos 5 dias de duração. Sem dúvida será possível achar algo ideal para o seu nível, dessa forma, você poderá aproveitar tranquilamente este destino fantástico.

Lugares Fantásticos: Stonehenge

Foto aérea do stonehenge, um dos lugares fantásticos

Um dos lugares mais fantásticos construídos pelo Homem! Com milênios de existência, o megálito Stonehenge até hoje é alvo de muitas pesquisas e especulações. Afinal, o lugar foi construído cerca no 3º milênio a.C. Isto é, pelo menos até aonde sabemos. Algumas pedras chegam a ter 5 metros de altura e pesam mais de 25 toneladas. Para que servia? Bem, temos uma vaga ideia de seu propósito. Atualmente, acredita-se que o local em seus primórdios servia como um centro de cura, devido achados a uma rara pedra vulcânica azulada. Como e por quem foi construído?

Entenda, sabemos que durante 1 milênio houveram 3 períodos construtivos do monumento. Infelizmente, a 5000 anos atrás a escrita estava em seu berço. Então são mínimos os registros históricos que nos sobraram da época. Aproveitando para deixar uma curiosidade triste, mas ainda assim fantástica: cerca de 90% da história da civilização humana está sem registro, há muito para se estudar, bem como há muito sobre o que nunca saberemos.

E o que mais?

foto do stonehenge no solstício de verão
E esse sol alinhado com a pedra principal no solstício! Porque? Tudo bem que o pessoal de antigamente não tinha TikTok, mas era tanta falta de tempo assim pra ter uma ideia dessas?

Alguns dados gerais sobre este lugar fantástico: O Stonehenge está localizado no condado de Wiltshire, ao sul da Inglaterra. Cerca de 140 quilômetros ao oeste de Londres. E uma das grandes características do Stonehenge (além de todas as perguntas e mitos em torno de sua existência) é que a pedra principal dele está alinhado com o nascimento do sol no solstício de verão no hemisfério norte (21 de junho). Fato que adiciona aos mitos do Stonehenge.

Bem, mas dos lugares fantásticos o Stonehenge todo mundo conhece... Que tal então aprender um pouco sobre o megálito de Avebury? De fato, nem de perto são tão impressionantes como o Stonehenge (e muito menos megalomaníacos). Entretanto, há dois fatos muito interessantes. O primeiro é que este é o megálito mais antigo de que temos conhecimento, sua construção data lá pelo 4º milênio a.C. Além disso é maior, afinal, ele engloba uma área superior a 20 quilômetros quadrados. Que hoje em dia está uma pacata (e histórica cidade). Portanto, lá você não verá o Sol perfeitamente alinhado com uma rocha, mas sem dúvida pode tomar um baita de um bom pint de chopp no pub no centro do megálito. Por si só, eu diria que este também é um dos lugares fantásticos que podem ser visitados.

Como visitar o Stonehenge

Obviamente, para visitar um desses lugares fantásticos, seu passeio começará em Londres. A melhor época é justamente no solstício para observar o alinhamento do Sol. Mas, como esperado, prepara-se para dividir espaço com uma multidão. No mais, evite o inverno, devido ao frio, e o outono, que é a época de chuva.

Já os preços do tour variam muito. Há diversas opções, geralmente começando a partir das 20 libras. As melhores, além de incluir todos os traslados e guias, também ocorrerão durante a hora dourada. Ou seja, pra quem gostar de bater fotos, essa é a hora!

As visitas podem ser contratadas através de sua agência de viagens ou em agências receptivas em Londres.

Outro detalhe importante... Apesar do Reino Unido não fazer parte do espaço de Schengen, o seguro-viagem é muito recomendado. Já que, além de não haver atendimento gratuito para estrangeiros (mesmo em casos de emergências médicas), o atendimento é caro – até mesmo para os nativos. Então já imaginou ter que pagar 80 libras em uma simples consulta? Imagine, então, se for um acidente e for necessário um atendimento médico mais complexo. A conta pode passar facilmente das 10 mil libras.

Lugares fantásticos: Pirâmides

Grande pirâmide de Gizé com a esfinge na frente, um dos lugares fantásticos

Ao falar de lugares fantásticos, talvez, a primeira coisa que veio na cabeça foram as pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Construídas lá por 2500 a.C. há um ditado árabe “O Homem teme o tempo, e o tempo teme as pirâmides”. Com esse ditado talvez seja possível ter um rápido vislumbre do quão fantástico são as pirâmides egípcias.

Há muito o que se falar sobre as magníficas pirâmides do Egito. Mas antes, precisamos detalhar alguns dados básicos sobre elas. São chamadas de pirâmides de Gizé (pois estão na cidade de Gizé). Mas, pera aí, elas não estão no Cairo? Gizé é uma região metropolitana da capital do Egito. Estando localizado a meros 20 quilômetros do Cairo. Da menor para a maior, as pirâmides são:

  1. Miquerinos – também há mais nova das três, ela possui uma base de 109 metros e altura de 66 metros.
  2. Quéfren – a “irmã” do meio, com 216 metros de base e 143 metros de altura.
  3. Queóps – a mais velha, com uma base de 230 metros e altura de 150 metros.

Alguns outros dados... A pirâmide de Queóps foi a maior construção feita pelo Homem até a construção da Catedral de Lincoln, em 1311. Estima-se que ela tenha sido construída em 2560 a.C. Ou seja, ela deteve um record por 3871 anos.  A grande pirâmide também é a única sobrevivente das 7 maravilhas do mundo antigo. (Curioso para aprender? Pode ler aqui).

Ao contrário do que se pensa...

Complexo das pirâmides na necrópole de Gizé
São três grandes pirâmides, mas não somente três. A necrópole de Gizé é um dos locais mais ricos de história antiga no mundo. Portanto, compensa muito visitar este lugar fantástico com um bom guia. Inclusive, você pode encontrar um egiptólogo como guia!

Ao contrário do que foi perpetuado por diversas obras, a força predominante de trabalho para a construção das pirâmides não foi escrava. Mas sim livre e qualificada. Entenda, a civilização da época respeitava muito ao faraó, tanto como figura religiosa como um monarca. Afinal, o faraó era considerado a reencarnação do deus Hórus. Filho de Osíris e Isis, ele lutou e derrotou Set, o deus do caos, e se tornou o deus dos céus e dos vivos. Além desse forte senso cívico, os trabalhadores também recebiam alojamento e tudo mais que fosse necessário durante a construção das pirâmides. Muitos, inclusive, ganhavam moradia na região quando as obras terminavam.

Entretanto, como se pode imaginar, a construção das grandes pirâmides trouxe diversos problemas econômicos que perduraram por séculos no Egito. Tanto que não houve nenhuma construção tão magnânima após elas.

Como visitar as pirâmides

Seu passeio começará no Cairo, capital do Egito. Apesar de haver diversas agências receptivas, é melhor você contratar tudo isso antes com uma agência de viagens. Não entenda mal, o Egito é um país seguro para turistas, e golpes e pequenos furtos em turistas são comuns em qualquer lugar muito visitado. Mas o dia a dia lá é bem caótico e pode gerar desconforto. Portanto, é melhor não se preocupar e já ir com tudo preparado. Além disso, há muito mais o que conhecer lá; os museus, o vale dos reis em Luxor, passear de barco pelo Nilo. Toda a necrópole de Gizé. Enfim, muitas atividades!

As melhores épocas para visitar estes lugares fantásticos são no inverno ou na primavera (de outubro/novembro até março). Evite o verão, não só por causa do calor do deserto, mas também por ser a época de chuva (apesar de chover pouco). Bem como, o finalzinho da primavera (abril), que ocorrem tempestades de areia.

Apesar de não ser o destino mais barato de chegar, você gastará muito pouco no Egito. Tudo lá é barato, os passeios, estadia, alimentação, transporte. Na realidade, até mesmo o atendimento médico (comparado a outros países)... Mas, ainda mais barato que um atendimento médico é contratar o seguro-viagem.

Finalizando sobre os lugares fantásticos...

Apesar de termos apresentados somente 3 lugares fantásticos, e mesmo eles sendo bem conhecidos, esperamos que você tenha gostado do texto, bem como que ele sirva de inspiração para sua próxima viagem. E lembre-se que viajar seguro é Vital, portanto, contrate um seguro-viagem!

E queremos saber quais foram os lugares fantásticos que você visitou! Deixe um comentário sobre suas experiências aqui no blog ou em nosso instagram!

A leitura acabou, mas ficou com vontade de viajar e precisa economizar? Não deixe de ler então essas nossas dicas bem valio$a$!

Consultar plano
Buscar plano
Duvidas?

Fale com nossos atendentes!

0800 600 5058
Redes sociais

Estamos em todas as plataformas!

Vital Card Schultz Turismo Schultz Vistos