Minha bagagem atrasou, e agora?

2022-09-09

“Minha bagagem atrasou, e agora?”. Se você está nessa situação, neste texto vamos te explicar rapidamente o que fazer quando a companhia aérea atrasa sua bagagem. Ao notar que sua bagagem atrasou, vá imediatamente ao guichê da companhia aérea, e comunique o atraso da sua bagagem. Lá será preenchido o RIB (registro de Irregularidade de bagagem), ou em inglês, PIR (property irregularity report).

Vamos, então, explicar certinho tudo que você tem direito quando a companhia aérea atrasa com a entrega de sua bagagem despachada. Bem como, o que você tem direito e no que o seguro viagem pode te ajudar nas horas que a bagagem atrasa. Além disso, daremos dicas que podem reduzir a chance desses problemas ocorrerem. Pois melhor que resolver perrengue, é não passar por perrengue. Há também casos em que a bagagem é danificada no transporte, veremos também sobre isto nesse artigo.

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Minha bagagem atrasou, o que eu faço?

foto de bagagens no aeroporto próximo a escada do avião

Quando a companhia aérea atrasar com a sua bagagem despachada, você deve ir até o guichê dela ou a área apropriada do aeroporto (se houver). Lá você deverá preencher o RIB (registro de irregularidade de bagagem), ou PIR (property irregularity report).

Se você estiver no voo de ida e em um país cossignatário da convenção de Montreal (por exemplo o Brasil), a companhia aérea deverá pagar ao passageiro uma quantia para gastos emergenciais. São considerados os gastos emergências, por exemplo, itens de primeira necessidade, tais como roupas apropriadas ao destino. Bem como, itens de higiene pessoal.

Este valor só é pago após um atraso superior a 4 horas. Em atraso superior, no PIR você indicará onde a bagagem atrasada deve ser entregue.

            E como o seguro viagem ajuda no atraso?

É difícil das companhias aéreas respeitarem este acordo. Bem como, não são todos os países cossignatários do acordo. Sendo assim, o seguro viagem com cobertura de atraso de bagagem te ajudará muito. Em atrasos superiores a 4 horas (em voos de ida), é a seguradora que reembolsará os seus gastos. Mas, lembre-se, são gastos com itens de higiene pessoal e roupas apropriadas ao destino.

Você pode ler tudo sobre essa cobertura, bem como em caso de extravio neste artigo.

            Dica valiosa

Para evitar muito desconforto, bem como gastos imprevistos. Sugere-se ter uma troca de roupa na bagagem de mão. Dessa forma, se ocorrer um atraso, pelo menos, você terá uma troca de roupa.

Minha bagagem foi extraviada, o que eu faço?

O processo de extravio de bagagem é o mesmo ao de atraso. Tudo começa com você preenchendo o RIB. Entretanto, há uma diferença de quando uma bagagem é tida como extraviada. A companhia aérea tem 7 dias para localizar a bagagem em voos domésticos. E 21 dias em voos internacionais.

Se a bagagem extraviada não for localizada neste tempo, a companhia tem mais 7 dias (tanto em voos domésticos quanto internacionais) para indenizar o passageiro.

Geralmente o valor do ressarcimento é de 20 dólares por quilo de bagagem. Por isso, se você estiver viajando com equipamentos caros ou joias, leve-os consigo. Evite despachá-los. Até mesmo porque assim, você evitará o atraso.

            E como o seguro viagem ajuda no extravio?

Quando o seguro viagem possui cobertura de extravio de bagagens, também será pago uma indenização. Ela pode ser complementar (que complementa o valor da indenização da companhia aérea). Ou, no caso do seguro viagem Vital Card, suplementar (que paga o próprio valor paralelo ao da companhia aérea).

No caso este valor é no limite de até 1000 (de acordo com a moeda do plano). Sendo 25 dólares ou euros por quilo em viagens internacionais. E 60 reais por quilo em viagens nacionais.

            Dica valiosa

Tanto em atrasos quanto extravios, as malas se perdem em voos com conexão ou escala. Dessa forma, para agilizar o processo, a melhor dica é ter suas bagagens bem identificadas. Procure, então, preencher uma tag de mala. Nestes casos, pecar por excesso pode ser uma boa ideia. Pois, às vezes, as tags podem enroscar na esteira. Portanto, prender uma tag reserva é uma opção para evitar dor de cabeça desnecessária.

Minha bagagem foi danificada, e agora?

foto de bagagens na esteira do aeroporto, uma mão está pegando uma das bagagens

Em caso de danos na mala, ou furto, bem como violação da mesma o assunto é um pouco mais complicado. Infelizmente, muitas vezes o passageiro irá que se submeter por um “temor burocrático” e ter paciência.

Assinar o RIB também é um passo importante. Se a companhia aérea se recusar a preencher o RIB por causa do dano, será necessário chamar as autoridades locais. E, em voos nacionais, acionar a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Faça a denúncia através deste link.

A companhia aérea deverá pagar os danos ou substituir a mesma por equivalente.

            E como o seguro viagem ajuda em caso de danos?

Infelizmente, atualmente, não há cobertura para danos nas bagagens. Somente em caso de atraso ou extravio. Mas as centrais de assistência dos seguros podem te ajudar dando essas mesmas instruções em momento de aperto.

            Dica valiosa

Explicando de forma bem grosseira, é melhor perder totalmente a bagagem do que somente parte dela. Pois para reaver o que você tem direito se isto ocorrer com você é necessário documentar tudo que está em sua bagagem antes de viajar. Bem como, se possível, até mesmo bata fotos para ter como prova.

Mas, além disso, a melhor forma de se proteger contra isso é fechar bem sua mala. Com o uso, por exemplo, de cadeados. Bem como, plástico filme. Caso não queira comprar aqueles que vendem no próprio aeroporto, você pode embrulhar antes suas bagagens com plástico filme, o efeito é o mesmo. Pois, qualquer pessoa mal-intencionada que cruze com seus pertences, pensará duas vezes antes de fazer alguma coisa. Já que com uma bagagem bem identificada e protegida, o tempo para ele encontrar algo de valor será maior, aumento o risco de ele ser pego.

Resumindo em como agir em problemas com a bagagem

criança arrumando a bagagem de viagem. Minha bagagem atrasou e agora?

Tudo gira em torno de você preencher o RIB. Mas, na hora, não trate o atendente da companhia aérea mal. Ele só está fazendo como é instruído a ele. Entretanto, insista.

Também comunique a central de assistências do seu seguro viagem. Eles poderão te ajudar com essas instruções no momento, bem como, manter o contato com a companhia aérea.  

E como você leu nas dicas de cada caso, a prevenção é a melhor solução. Proteja bem suas bagagens antes de despachá-las. Isto não evitará as chances de ocorrer um problema, mas, sem dúvida diminuirá. Bem como, se acontecer, poderá ser mais rápido resolver o problema.

Você também pode ler este artigo que entra um pouco mais a fundo na legislação nacional por trás destes atrasos.

Ainda não viajou, mas não comprou o seguro viagem? Então aproveite e leia isto aqui.

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