O que é um pacote de viagem

2022-04-11

Considerando se um pacote de viagem é a escolha certa para sua próxima férias? Bem, então você chegou ao lugar certo! Pois neste artigo iremos explicar certinho o que é um pacote de viagem, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens. O intuito é que com as informações que serão apresentadas aqui, você poderá ter uma boa ideia do que procurar quando entrar em uma agência de viagens.

Mas já vamos adiantar uma grande falha na concepção de pacote de viagem: Algumas pessoas acham que vai muita gente, que é só turismo de massa. Sim, existem esses pacotes, mas eles não são a maioria! Há pacotes bem mais exclusivos, outros que exploram lugares menos conhecidos pelos viajantes. Enfim, há uma plenitude de escolhas no mercado. Adiantamos também que em ordem pra achar aquele pacote de viagem ideal pra você, é necessário encontrar o agente de viagens ideal. Contudo, você também não precisa se preocupar quanto a isso. Afinal, o que não falta neste país são agentes de viagens muito qualificados!

O que inclui em um pacote de viagem

Vamos começar falando sobre o que inclui em um pacote de viagem. E a resposta pra isso é um grande e decisivo “depende”. Veja, existem pacotes e pacotes. Pra todos os destinos, bolsos e gostos. Portanto, dependendo do que você estiver procurando, o que é incluso em um difere muito de outro.

Mas, a princípio, está incluso os traslados e estadia durante o pacote de viagem. Muitas vezes também estão incluídos ingressos para algumas atrações, principalmente nos pacotes mais fechados. Geralmente, diversas das atrações são contratadas como opcionais no momento da compra do pacote com o agente de viagens. Por exemplo, em determinado roteiro para Curaçao, pode-se comprar a parte o passeio de submarino. É incomum estar incluído refeições, mas, obviamente, há exceções.

Em muitos pacotes também é possível contratar dias extras. Por exemplo, em um pacote pela Itália que passa por Roma, Florença e Veneza. Mas que também pode ser contratado com noites extras para visitar Milão e Nápoles. Com esse tipo de adicional, os pacotes podem ser moldados de acordo com a necessidade do viajante.

Vantagens e desvantagens dos pacotes de viagens

Mesa com um mapa e diversos objetos representado viagens, tenis, café, avião em miniatura, chaoéu, passporte e passagem, camera e tablet

A primeira vantagem, que talvez você já tenha notado, é a comodidade. Afinal, já está tudo pronto, basta escolher a data e viajar. Mas o preço dessa comodidade deve ser caro, não?

Não necessariamente. Claro, nada mais barato do que viajar fazendo um mochilão, entretanto, para isso é necessário fazer diversos sacrifícios. Por exemplo, optar por voos com mais escalas ou em horários alternativos. Mesmo assim, lembra-se que mencionamos que tudo depende do pacote? Pois então, é possível encontrar pacotes de viagens com excelentes preços. Tudo dependerá do agente de viagens, bem como da operadora do produto.  

Outra vantagem está no agente de vendeu a viagem. Ele é um profissional, ele entende. Portanto, ao conhecer seu perfil ele te indicará aquela viagem de seus sonhos. Afinal, muito acaba sendo personalizado exclusivamente para o seu gosto.

Por fim, vamos falar duas desvantagens: o turismo de massa. Bem, mesmo quando você viaja por conta, é inevitável enfrentar filas quilométricas em diversos pontos turísticos. Entretanto, em alguns pacotes, o foco é somente nestes pontos turísticos mais famosos.

O que nos leva a segunda desvantagem: pode haver falta de liberdade. Para dar tempo de fazer tudo, alguns roteiros de viagem são bem fechadinhos. Dessa forma, é feito tudo de acordo com horários rígidos. Nestes roteiros, então, pode ser que o viajante não tenha muita liberdade para explorar por conta.

Como funciona um pacote de viagem

Imagme de uma mão mexendo em um tablet vendo os pacotes de viagens de uma agencia de viagens online

É comum no pacote de viagem ele ser acompanhado por um guia ou, às vezes, o próprio agente de viagens.

No mais é seguido um determinado roteiro. Para visitar todas as atrações do dia, é normal os roteiros começarem cedo. Por exemplo, café da manhã às 7h da manhã e na sequência já sair rumo às visitas. Dependendo da quantidade de viajantes e do pacote de viagem, pode ser usado um carro, minivan ou ônibus para o transporte. Por exemplo, em um roteiro pelo Jalapão são usados veículos 4x4, já que o terreno exige.

Os descritivos e horários são todos relatados no roteiro, é comum as atividades serem focadas nos períodos da manhã e tarde, com a noite livre. Alguns dias também podem ser livres. Enfim, todas essas questões podem ser respondidas pelo agente de viagens no momento da compra.

            Sobre as operadoras de turismo

Quem montam os pacotes são as operadoras de turismo, por exemplo, a Schultz. Algumas agências também montam os pacotes próprios, mas nem todas.

Montar pacotes é um baita trabalho, pois há muita coisa a se levar em consideração. Toda a logística, e ainda conversar com os fornecedores locais. Hotéis, atrações, restaurantes etc, para ver se eles conseguem suportar a demanda. Em um caso típico, o cliente vai até a agência de viagens, e ao comprar o pacote o agente paga à operadora de turismo e passa os dados necessários do viajante. Bem como, o agente de viagens faz a compra das passagens necessárias. A operadora de turismo, então, repassa aos fornecedores locais, emitindo todos os tíquetes e fazendo as reservas.

Alguns exemplos

Foto aérea da orla de Maceió

Separamos alguns pacotes de viagens para mostrar como exemplos. Vamos, então, dar uma olhadinha no que cada um inclui.

Vamos começar com esse pacote da Schultz Operadora, “Alagoas Imperdível”. Com 6 dias e 5 noites este pacote de viagem leva o viajante a conhecer muito de Alagoas. Visitas em Maceió, praias incríveis como Barra de São Miguel e Praia do Gunga. Bem como, visita a cidade histórica de Penedo e até mesmo passeio pelo magnânimo rio São Francisco.

Começa pelos traslados de entrada e saída, do aeroporto até o hotel, bem como, do hotel até o aeroporto. Vale a pena notar que estes traslados são sempre marcados de acordo com o voo. Estão também inclusos as noites de hospedagem. Bem como, um passeio de barco e outro de catamarã. Além desses, é também incluso o seguro viagem Vital Card.

            Exemplo de um pacote de viagem internacional

Foto de uma das construções históricas de Madri. Cidade onde é fácil de comprar um pacote de viagem para conhecer

Para exemplo do pacote de viagem internacional, vamos usar esse da europamundo. Um pacote de viagem de 17 dias e 16 noites, passando por Lisboa, Madri e o norte da Europa. Bem como o anterior, estão inclusos todos os traslados, diversas visitas e entradas para museus. E, também, os ferrys de Calais para Dover e vice-versa. Nele também irá um guia acompanhando, este que fala espanhol e português.

Em suma, existem roteiros ainda mais completos, com refeições, mais atrativos etc. Bem como, existem os mais enxutos. Por exemplo, alguns que levam para uma praia no nordeste, acompanha o resort e mais um ou outro passeio... Nos restos dos dias vocês está por conta para aproveitar da sua forma. Fica então a cargo do que você procura enquanto viaja achar o roteiro perfeito. E para conseguir isso, um bom agente de viagens irá te ajudar imensamente.

Dicas para encontrar uma agência de viagens

Quer comprar um pacote, mas não conhece um agente de viagens?

Sem dúvida haverá uma agência de viagens próximo a sua casa. A melhor dica que podemos te dar na hora é a pesquisa. Afinal, assim como existem pacotes pra diversos estilos, existem agentes. Alguns trabalham mais com viagens luxuosas, outros cruzeiros, alguns com destinos específicos. Enfim, existem diversas opções. Portanto, a solução é uma boa pesquisa. Dessa forma, não somente você encontrará a mais adequada, mas também poderá encontrar o melhor valor. Pois de acordo com as parcerias da agência o preço de um ou outro roteiro pode mudar um tanto.

Hoje em dia, obviamente, a presença das agências de viagens é muito forte nas redes sociais. Portanto, procurar por lá é uma boa ideia. Inclusive você poderá ver os diversos relatos dos próprios agentes e se encantar com as viagens!

Ao comprar um pacote de viagem, não se esqueça do seguro viagem!

Diversos dos pacotes já vem com o seguro, mas tenha certeza disso! Antes de comprar o pacote, converse com seu agente de viagens e pergunte. Afinal, o agente de viagens não somente terá acesso a pacotes de diversas operadoras. Mas, também, venderá o seguro. Bem como, ele terá em sua prateleira o Vital Card... Pois são mais de 10 mil agências de viagens em todos os países que vendem o seguro viagem Vital Card.

Portanto, ao comprar seu pacote de viagem, peça o seguro Vital Card!

Consultar plano
Buscar plano
Duvidas?

Fale com nossos atendentes!

0800 600 5058
Redes sociais

Estamos em todas as plataformas!

Vital Card Schultz Turismo Schultz Vistos