15 perguntas sobre o seguro-viagem

2023-01-01

O seguro-viagem é uma coisa que pode gerar inúmeras perguntas. Principalmente para aqueles que vão contratar pela primeira vez. Mas, não se preocupe, pois nesse artigo separamos as perguntas mais comuns sobre o seguro-viagem e vamos responde-las sem enrolação!

Clique no índice abaixo para ir diretamente a pergunta que você precisa de resposta.

Índice das perguntas sobre o seguro-viagem

Navegue rapidamente entre as perguntas sobre o seguro-viagem presentes neste artigo clicando nos links.

1ª pergunta: O que é coberto pelo seguro-viagem?

Ele pode ter inúmeras coberturas. Sério.

O produto visar proteger contra diversos prejuízos que podem ser causados durante viagens, vamos listar as coberturas mais comuns:

  1. Despesas médicas e/ou hospitalares;
  2. Despesas odontológicas;
  3. Reembolso de medicamentos (devido a um acionamento no seguro-viagem);
  4. Prorrogação de estadia (por doença ou acidente);
  5. Traslado Médico (caso o local você esteja não possua infraestrutura necessária para te atender);
  6. Regresso Sanitário (se por acidente ou doença você precisar retornar mais cedo ao seu lar, bem como com cuidados especiais);
  7. Atraso de bagagem (reembolso com itens de primeira necessidade);
  8. Extravio de bagagem;
  9. Atraso de voo (reembolso com alimentação, hospedagem e traslado);
  10. Indenizações por acidente (em caso de invalidez ou até mesmo morte);
  11. Cancelamento de viagem (por motivos de força maior, por exemplo, internação).
  12. Atualmente o seguro também possui coberturas em casos de COVID-19.

Leia mais sobre clicando aqui.

2ª pergunta: Quanto custa o seguro-viagem?

mão empilhando moedas, pergunta comum sobre o seguro viagem é referente ao seu custo

Essa pergunta é um pouco complicada de responder, mas pode-se dizer que custa a partir de uns 4 dólares por dia.

Primeiro: a cotação é feita em dólar em todo o lugar do mundo. Já que esta moeda é a “língua” do turismo.

Segundo: Uma das coisas que mais afeta o valor é o destino. Brasil sendo o mais barato, EUA o mais caro. Isso se deve ao fato do valor do atendimento médico nos EUA, que é muito elevado. Em outras palavras, mesmo não sendo obrigatório, viaje com o seguro-viagem aos EUA.

Terceiro: É levado em conta diversos fatores que podem encarecer um pouco, por exemplo, a idade dos passageiros.

Enfim, leia mais a fundo esse nosso artigo de quanto custa.

3ª pergunta: Como contratar um seguro-viagem?

Há três formas de contratar:

  1. Através de uma agência de viagens. Todas elas podem comercializar o produto. Bem como, uma das grandes vantagens, elas terão diversas opções e, ainda, podem ter ofertas especiais;
  2. Com um corretor de seguros;
  3. Por fim, diretamente online. Você pode contratar diretamente nos sites da seguradora, bem como através dos comparadores.

Leia mais como contratar clicando aqui.

4ª pergunta: Quanto tempo antes da viagem devo contratar o seguro?

O ideal é sempre contratar no momento em que você compra as passagens aéreas. Pois dessa forma você estará protegido com a cobertura de cancelamento. Mas é também possível contratar antes de viajar.

O importante pra se lembrar é que você não deve contratar quando começar a viajar. É possível, mas provavelmente agravará o valor do produto, bem como haverá carência nas coberturas. Ah, mas pode ficar tranquilo ao contratar, pois a apólice tende a ser emitida na hora.

5ª pergunta: Qual a validade do seguro-viagem?

ampulheta com relógio desfocado no fundo

A validade é de acordo com o período contratado. Considere sempre a data de ida e a de volta. Por exemplo, digamos que você vá viajar a Portugal e chegará lá no dia 20, mas saíra no dia 19. Então você deve contratar o seguro-viagem do dia 19 até a data que chegará no Brasil. Esse é chamado o período de vigência.

Mas note que algumas coberturas podem ser acionadas até mesmo antes da vigência, como é o caso da cobertura de cancelamento. Bem como depois da vigência, no caso da indenização por extravio de bagagem. Já que, geralmente, as companhias aéreas tem até 21 dias (em voos internacionais) para declarar a bagagem como perdida.

Agora, em outro exemplo, caso você não precise mais, o prêmio do seguro pode ser reembolsado (de acordo com as leis do PROCON), caso o mesmo não tenha iniciado a vigência. Uma vez que tenha sido iniciada não é possível estornar o valor pago.

6ª pergunta: O que fazer em caso de uma emergência em viagem?

Na medida do possível, mantenha a calma. Uma emergência em uma viagem (ainda mais internacional) é algo de fato apavorador, ainda mais se você não souber a língua local. Entretanto, as autoridades competentes já estão acostumadas a lidar com “n” tipo de situações. Mas você sempre pode acionar o seguro-viagem para perguntar à central de assistências o que fazer em determinados casos.

7ª pergunta: Como acionar o seguro em caso de necessidade?

pessoa mexendo em seu smartphone, uma das perguntas sobre o seguro-viagem é sobre a forma de acioná-lo

Existem diversas formas, vamos listar:

  1. Acionar via uma ligação (geralmente com custo local ou ligação gratuita, dependendo do país);
  2. Via WhatsApp (rápido e cômodo, em qualquer lugar do mundo);
  3. E-mail;
  4. Aplicativo próprio da operadora do seguro-viagem (quando disponível).

8ª pergunta: O que é considerado uma emergência pelo seguro-viagem?

Emergência é quando há o risco de vida do segurado. Urgência é quando há a necessidade, entretanto, não há risco de vida.

9ª pergunta: Como funciona a assistência médica do seguro-viagem?

médico de braços cruzados

Nas principais operadoras do produto, como a Vital Card, são quatro formas de assistência médica.

A primeira forma de assistências médica é através do reembolso. Se o seguro quiser ou a situação exigir (por exemplo uma emergência médica), vá ao hospital ou clínica mais próximo, receba o atendimento e peça o reembolso das despesas médicas. Mas para isso será necessária toda a documentação do caso, incluindo os comprovantes de pagamento e os laudos médicos. Essa forma é comum nos seguros-viagens dos cartões de crédito. Pois estes não possuem uma rede credenciada de atendimentos, sendo necessário receber a assistência médica somente via reembolso.

A segunda forma é através da própria central de assistência dos seguros. Estes, então, possuem uma rede credenciada mundial, significando que há diversos prestados (hospitais, clínicas e médicos particulares) cadastrados no mundo inteiro. O segurado aciona e a central organiza um atendimento em um local próximo, mas nestes casos, não é necessário pagar pelo atendimento coberto.

A terceira forma é o atendimento em domicílio. Quando disponível e possível, o médico irá até seu local (hotel, hostel, airbnb o que for).

Por fim, a telemedicina. Quando for um caso médico de baixa complexidade, você então pode ser atendido via um aplicativo do prestador local. Veja, geralmente não são usados médicos brasileiros pois se for necessário prescrever alguma medicação, provavelmente a receita não será aceita no país que você estiver.

Leia tudo sobre a assistência médica em viagem clicando aqui.                 

10ª pergunta: O seguro-viagem cobre doenças preexistentes?

Essa daqui é uma pergunta bem comum, mas fique tranquilo, cobre sim doença preexistente.

Entretanto, fique sabendo que são cobertos os casos de agravos súbitos e agudos da doença preexistente. Ou seja, consultas eletivas, de acompanhamento ou para receber a prescrição de medicação de uso contínuo não são cobertas. Isto é importante saber em viagens longas.

11ª pergunta: O seguro-viagem cobre prática de esportes?

mulheres jogando volei de praia, uma das perguntas sobre o seguro viagem é se ele tem cobertura para esportes

Sim, a prática esportiva é coberta. Entretanto, pode ser necessário contratar um adicional.

E pergunta: Quanto ao seguro-viagem Vital Card? A prática esportiva a lazer é coberta sem adicionais. Entretanto, na prática profissional é necessário contratar o adicional.

Veja que não são todos que cobrem sem adicionais a prática a lazer. Entretanto, se for prática esportiva profissional em todos será necessário o adicional.

Uma dica importante: antes de contratar, confira nas condições gerais do produto se o esporte que você for praticar é coberto. Ou, alternativamente, ligue para perguntar.

12ª pergunta: Como funciona a cobertura para extravio de bagagem?

Quando a empresa responsável pelo transporte da bagagem a extravia, ela deve pagar uma indenização sobre o peso da bagagem. O valor dela pode ser, por exemplo, 25 dólares por quilo de bagagem.

Já o seguro-viagem que possui essa cobertura pode ser de duas formas, pagando uma indenização complementar ou suplementar.

No caso da complementar, será pago o valor até alcançar o limite indenizável. Por exemplo, se a companhia pagou 250 dólares de um máximo de 350, será pago pela seguradora outros 100.

Já na suplementar é pago um valor a parte também pelo peso. Por exemplo, se o valor é de 25 dólares por quilo e uma bagagem de 10 quilos foi extraviado. Tanto a companhia aérea quanto a seguradora pagarão 250 dólares.

Separamos aqui dois artigos informativos caso você ainda tenha mais alguma pergunta ou queira saber mais sobre o assunto. Leia sobre a cobertura aqui. E o que fazer em caso do atraso de bagagem.

A indenização suplementar é padrão na cobertura de perda de bagagem da Vital Card.

13ª pergunta: É possível contratar um seguro-viagem para viagens nacionais e internacionais?

Sim, é possível contratar o seguro-viagem tanto em viagens nacionais quanto internacionais.

Há, no entanto, uma restrição circundável: geralmente, ele deve ser contratado para viagens com distância mínima de 100 quilômetros de seu município de partido. Isso também vale para viagens internacionais, por exemplo, um habitante de Foz do Iguaçu não poderia contratar pra viajar até Ciudad del Este. Mas para essa regra há exceções, você sempre pode contatar a operadora do produto para ver a possibilidade de contratá-lo mesmo assim.

14ª pergunta: Como escolher o melhor seguro-viagem para o meu perfil de viajante?

Uma mulher com mochila indo viajar

Essa na realidade é uma pergunta com resposta relativamente simples, pois basta prestar atenção nas coberturas disponíveis. Mas para escolher corretamente, antes de contratar, se pergunte o que você fará quando viajar e quais riscos isto pode gerar.

Lembre-se que coberturas médicas, relacionadas a bagagem e a voo são indispensáveis. Tanto por vezes que estes problemas acontecem, bem como o prejuízo que estes problemas podem causar.

Também antes de escolher, se atente nas condições gerais: pois são nelas que falará exatamente o que é e como é coberto.

Outra dica é: Em caso de viagens mais longa opte por limites maiores de coberturas.

15ª pergunta: Quais são os documentos necessários para acionar o seguro-viagem?

Os documentos necessários dependem da cobertura acionada. Todos os documentos são relatados nas condições gerais do produto. Você também pode ligar para a central de assistências e perguntar.

Mas alguns documentos em todas as coberturas são:

  1. Voucher do seguro-viagem;
  2. Documentos pessoais;
  3. Cópia das passagens aéreas ou do outro meio de transporte (quando aplicável).

Vamos adiantar os documentos comuns para as seguintes coberturas, despesas médico-hospitalares (DMH) e atraso de bagagem.

            Documentos necessário para acionar cobertura de DMH

  • Formulário de aviso de sinistro e dados bancários (o formulário é preenchido no momento do acionamento);
  • Cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência);
  • Cópia das passagens aéreas ou do meio de transporte;
  • Relatórios médicos e exames realizados durante o atendimento (não é atestado, são os laudos médicos);
  • Comprovantes de gastos (quando aplicável);
  • Receitas médicas (também quando aplicável);

Agora se o acionamento for devido um acidente de trânsito, também serão necessários os seguintes documentos:

  • Boletim da Ocorrência Policia;
  • Cópia da CNH (se você for o motorista);
  • Cópia de exame toxicológico e de teor alcoólico.

Documentos necessários para acionar a cobertura de atraso de bagagem

  1. O formulário de aviso de sinistro;
  2. Os documentos pessoais;
  3. O bilhete aéreo;
  4. O bilhete do seguro-viagem;
  5. Cópia do P.I.R. (property irregularity report), este pode ser obtido no guichê da companhia aérea/transportadora;
  6. Tickets da bagagem, com o peso (quando houver);
  7. Cópia dos comprovantes de gastos com roupas e produtos de higiene pessoal;
  8. Nota fiscal descritiva dos itens (importante, somente cupom ou o papel do cartão não é válido).

Finalizando!

avião pousando com o sol se pondo na frente

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