Primeiramente Curitiba é uma cidade muito diversificada, e seus pontos turísticos provam isso. Inicialmente uma região que foi habitada e desenvolvida por imigrantes europeus durante o século XIX, alemães, poloneses, ucranianos e italianos. E por japoneses, sírio e libaneses no início do século XX. Todas essas culturas deixaram suas marcas em Curitiba, e até hoje são celebradas. Seja nos pontos turísticos da cidade ou em diversos festivais através do ano.
Parques, museus, restaurantes, bares, barracas de cachorro quente. Experienciar Curitiba e seus pontos turísticos é um momento incrível. Entretanto, lembre-se, lixo sempre na lixeira!
Antes de mais nada, os parques de Curitiba são pontos turísticos obrigatórios para quem visita a cidade. A capital paranaense possui 33 parques e bosques, totalizando pouco mais de 4% da área da cidade. E a maioria deles possui uma homenagem as etnias que modelaram a cidade.
Sobretudo um dos principais parques é o Tanguá. Este é um dos que mais tira suspiros de surpresa aos visitantes. Uma antiga pedreira desativada, esse parque serve como ponto de preservação ao Rio Barigui. Além disso no Parque Tanguá é possível atravessar a antiga pedreira por um túnel, a visita é guiada e deve ser agendada e ocorre aos sábados. Mais informações em https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parque-tangua/1534. Contudo se não puder realizar a visita no sábado de manhã, tente visitar o local no fim da tarde. Ou seja, ali você verá um pôr-do-sol incrível.
Próximo, está outro ponto turístico que deve ser visitado em Curitiba, o Parque Tingui. Lá você verá lagos e, principalmente, o Memorial Ucraniano. Onde está uma réplica da Igreja São Miguel Arcanjo. Além disso, no Memorial Ucraniano também há uma homenagem as vítimas do Holodomor. A visita nesse parque se torna muito especial durante a páscoa. Todos os anos ocorre uma missa que é atendida pelos descendentes ucranianos da cidade, a Benção das “Paskas”.
Por fim, na cidade não faltarão parques para se visitar. Qualquer um deles servirá como um ótimo ponto turístico. Seja o bosque do papa, do alemão ou qualquer outro. Outra grande vantagem é que quando for elaborar o seu roteiro de visitas aos parques, geralmente é possível visitar pelo menos uns 3 durante uma única tarde. Muitos deles estão pertos um do outro e o acesso entre eles é facilitado.
Assim como outros pontos turísticos na capital paranaense, o Jardim Botânico é obrigatório. Ou seja, um dos principais cartões postais da cidade.
Visita a maravilhosa estufa, passeia pelo bosque preservado de mata atlântica e se maravilhe pelo Jardim das Sensações. Por fim esse último é um passeio por um espaço de cerca vivas, no qual você entrará em contato com diversas plantas e flores. Infelizmente, só está disponível quando não chove. O que, em tempos normais, é algo complicado em “chuvitiba”. Entretanto, se conseguir, você terá um passeio incrível. E, se puder, realize-o de olhos vendados.
Compensa passar uma tarde inteira no Jardim Botânico, mas se o tempo estiver curto, a recomendação é sempre ir no fim da tarde. Aqui é outro dos pontos turísticos da cidade que fornece um pôr-do-sol maravilhoso, principalmente se você gosta de bater fotos.
Sobretudo em Curitiba não faltam museus. E, praticamente, qualquer brasileiro já viu uma foto do Museu do Olho, MON (Museu Oscar Niemeyer). Em suma, para quem busca cultura, esse é um dos pontos turísticos obrigatórios.
A princípio visite e conheça as diversas exposições no MON, tome um café e compre umas lembrancinhas na lojinha. O ingresso inteiro custa R$20, a meia-entrada R$10. Menores de 12 anos, ou maiores de 60 anos não pagam. Além disso, se vier numa quarta-feira a entrada é gratuita. Ainda assim, esse é um dos poucos pontos turísticos de Curitiba que tem que se pagar entrada. Quando for visitar o MON, reserve uma manhã ou uma tarde.
Em contrapartida outro museu da capital paranaense que deve ser visitado, é também um dos mais recentes. O Museu do Holocausto, inaugurado em 2011 é o primeiro com essa temática do Brasil. Nele, através de seu acervo de fotos e passaportes, é recontado a história das vítimas do holocausto durante a segunda guerra mundial. A visita é gratuita, mas deve ser agendada.
Por fim, há muitos outros museus que merecem ser visitados. Diversos pontos turísticos que contarão toda a história de Curitiba, do Brasil e até mesmo do mundo. Museus como o MIS, Museu do Expedicionário ou o Museu Egípcio Rosa Cruz.
Fazer turismo sem aproveitar a culinária local é fazer turismo errado. Assim como todos os outros pontos turísticos de Curitiba, a sua culinária é bem diversificada. E é até mesmo difícil errar nas escolhas de restaurantes e lanchonetes da capital paranaense.
Os principais restaurantes da cidade estão no bairro Santa Felicidade, em especial na Avenida Manoel Ribas. Lá você encontra muita culinária italiana. Dentre todos os restaurantes, o que talvez mais se destaca é o Madalosso. Um dos mais tradicionais da cidade. Ali você comerá diversas massas e muita carne, e durante o banquete o que não faltará na mesa é polenta e frango.
Para os bares não deixe de visitar o Largo da Ordem, em especial o Bar do Alemão. Lá você poderá experimentar uma das bebidas mais típicas da cidade, o submarino. E aproveitar um pouco da culinária alemã. Saindo dos bares e procurando bater uma boquinha? Qualquer uma das barracas de cachorro quente da cidade não te desapontará. E, se você gosta da “culinária ogra”, procure aí na internet por “Lanchonete da Lombada”.
Por fim, se quiser uma noite bem badalada, o bairro Batel oferece diversos locais para a vida noturno da cidade. Lá e na região você encontrará um bar ou balada para todo o tipo de gosto.
A cidade é ponto de entrada para a primeira fase do Travel in Brazil, Europa Brasileira. Nesse incrível roteiro rodoviário de 15 dias pelo sul do Brasil, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba. No roteiro você também aprenderá sobre a história da imigração europeia durante o século XIX na região sul do Brasil.
Acesse o site https://www.travelinbrazil.com/ para saber mais sobre, e baixe também o catálogo. Esse roteiro está disponível para venda nas melhores agências de viagem de todo o país.
Nosso conteúdo esta chegando ao final, mas você ainda pode continuar aqui com a gente.
Acesse >> Pontos Turísticos da Região Sul do Brasil
O seguro viagem deve ser prioridade para todo o viajante, especialmente nos dias de hoje. Os planos a cada dia que passam tornam-se mais completos e acessíveis. E é garantia de que qualquer problema que surgir em sua viagem, você poderá enfrentá-lo com mais tranquilidade.
Esperamos que tenham gostado desse rápido artigo sobre os pontos turísticos de Curitiba, e lembre-se; viajar tranquilo é vital!