Pontos Turísticos Salvador

2023-01-01

Quando o assunto é turismo, os pontos turísticos presentes em Salvador se destacam. Fundada em 1549, essa foi a primeira capital do Brasil. Com uma cultura vibrante celebrada através dos tambores do Olodum. De história riquíssima. Com inúmeras igrejas barrocas que encantam fiéis, historiadores e arquitetos. De belas praias que lavam as preocupações e o cansaço. Passear pelos pontos turísticos de Salvador é o que todo mundo deve fazer pelo menos uma vez na vida.

PELOURINHO

pelourinho um dos pontos turísticos mais conhecidos de salvador

Esse é O bairro histórico. Todas as tragédias e conquistas do Brasil colonial concentram-se nesse bairro de Salvador. Uma visita pelos pontos turísticos da cidade, não pode faltar o Pelourinho. 

Ao passear pelas ruas de paralelepípedos, é praticamente uma viagem no tempo. Encante-se com as construções centenárias. Visite diversas das igrejas presentes no bairro, por exemplo, o Convento e Igreja de São Francisco. Essa daqui é praticamente a epítome das igrejas barrocas. Ao entrar, você verá o altar dourado, acredita-se que foram usados 800 quilos de ouro para sua construção. Visite também os museus no Pelourinho. Um dos mais recentes é a Casa do Rio Vermelho, mais conhecido como Casa de Jorge Amado. Antiga casa de um dos maiores escritores brasileiros, hoje em dia, ela é um museu que reconta a história do autor. E, para finalizar, pare em um dos bares e tome uma deliciosa caipirinha sob o Sol o nordestino. 

Por fim, não faltarão coisas para se fazer no Pelourinho. Se quiser conhecer bem os pontos turísticos de Salvador, recomendo começar por esse bairro.

ELEVADOR LACERDA

pontos turísticos salvador imagem elevador lacerda

Ao terminar sua visita pelo Pelourinho, vá até o Elevador Lacerda. Fundado em 1873, esse é o primeiro elevador urbano do mundo. E ele liga a Cidade Alta com a Cidade Baixa de Salvador. 

A primeira coisa que você notará é a bela visão da cidade no topo. Contemple a visão dos diversos barcos na marina, os outros barcos esperando para entrar no porto. Bem como, a visão de construções como o Mercado Modelo. Com construção iniciada em 1860, teve uma história bem conturbada devido aos incêndios que ocorreram no local através dos anos. Hoje em dia, o local abriga mais de 260 lojas com diversos artesanatos e lembranças da cidade. Além disso, o local possui também restaurantes.

Ah, uma pequena curiosidade sobre a localização do Elevador Lacerda; durante o século XVII padres jesuítas criaram uma primeira ligação entre a cidade baixa e a alta. O local ficou conhecido na época como “guindaste dos padres”.

PONTOS TURÍSTICOS EM SALVADOR - PRAIAS

farol beira mar

Em uma visita ao litoral nordestino não se pode faltar praias. E as praias de Salvador não deixam nada a desejar em relação aos outros pontos turísticos. Aproveite o mar azul cristalino, refresque-se do calor com um banho de mar ou um bom sorvete.

Das praias urbanas da capital baiana, não se pode deixar de visitar a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra. O local onde os primeiros navegadores portugueses descobriram a cidade. O forte foi criado três décadas após o descobrimento, e após foi incorporado o farol. Infelizmente, o farol não é aberto para visitação, mas no forte há um museu náutico que vale a pena ser visitado. Porém, é quase saindo da cidade que se encontra uma das mais belas praias do local. A praia do Flamengo. Areia amarelinha, diversos coqueiros na orla, e um mar transparente cheio de arrecifes. Se você surfa, ali é o ponto pras ondas. 

A capital baiana tem cerca de 50 quilômetros de praias, e é abraçada pela Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía do mundo. Portanto, não faltarão pontos turísticos nas praias de Salvador. 

GASTRONOMIA [ACARAJÉ]

pessoa segurando um delicioso acarajé

Ao visitar a capital baiana, não se pode deixar de comer a comida típica entre suas visitas nos pontos turísticos. Especialmente o acarajé. E não se preocupe, achar um excelente acarajé, é uma das coisas mais fáceis de se fazer por lá.

É comum ver as senhoras do acarajé trajando roupas típicas vendendo o prato. Além disso, procure também por vatapá, cocada, moqueca baiana e tapioca. Para os fãs de frutos do mar, especialmente de camarão, o local é um paraíso. 

Na cidade não será difícil encontrar ótimos restaurantes, bem como lanchonetes e barraquinhas. Durante sua viagem, pare nas que mais te chamar a atenção, provavelmente você encontrará algo delicioso e boas histórias pra se recordar quando voltar.

PONTOS TURÍSTICOS SALVADOR ALÉM DA CAPITAL

O estado da Bahia inteiro é rico em cultura e história. Se estiver viajando com tempo, há diversos pontos turísticos para se visitar próximo de Salvador.

Um dos melhores exemplos disso são as cidades de Cachoeira e São Félix. Cidades vizinhas que ficam a pouco mais de 110 quilômetros da capital. São, basicamente, cidades históricas, que mais preservam a cultura baiana. Passeie pelas antigas edificações, a maioria do século XIX, visite as igrejas e os museus.

Se puder e quiser aprofundar bem seu passeio pela história da região, contrate um guia local. Dessa forma você poderá desfrutar de toda a história que essas duas cidades têm a oferecer. 

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Ao viajar pelos pontos turísticos de Salvador (e região), não se pode esquecer do seguro viagem. Hoje em dia, viajar assegurado torna-se cada vez mais importante. Seja em viagens nacionais ou internacionais

O seguro viagem, além de proteger sua saúde, possui diversas coberturas. Sendo elas relacionadas a bagagens e voos e outras. Não deixe suas férias acabarem por imprevistos que um bom seguro viagem resolveria. Além disso, o custo do seguro viagem, ainda mais para viagens nacionais, não é caro. Uma pequena quantia pode te salvar centenas, senão milhares de reais em uma viagem à Bahia. 

E lembre-se, viajar tranquilo é vital!

Consultar plano
Buscar plano
Duvidas?

Fale com nossos atendentes!

0800 600 5058
Redes sociais

Estamos em todas as plataformas!

Vital Card Schultz Turismo Schultz Vistos