Razões do por que contratar um seguro viagem não faltam. Infelizmente, muitas vezes nós só aprendemos na hora do aperto. Esse texto então serve pra tentar evitar aquela possível e temível situação “ah se eu tivesse contratado um seguro viagem”.
Vamos aqui explicar certinho em quais situações você está protegido e como você está protegido. Antes, durante e até mesmo depois de sua viagem! Assim como, muitas vezes o viajante pode estar querendo viajar com economia, e acha que pode economizar um pouco ao não contratar um seguro viagem. Explicaremos também porque o barato pode sair caro.
A maioria dos seguro viagem hoje em dia tem uma cobertura de cancelamento de viagem. Ela serve para caso você não possa viajar, parte de suas despesas serão reembolsadas. Porém, para ativar essa cobertura as razões geralmente são relacionadas a problemas de saúde ou falecimento de parentes. Nesse caso, contratar um serviço com essa cobertura pode te poupar dor de cabeça e dinheiro que seria gasto em multas da companhia aérea, ou dos hotéis que você não pode se hospedar.
Por fim, alguns países tem como obrigatoriedade o seguro viagem. Por exemplo, os países do tratado de Schengen, Cuba e outros.
Seguro viagem: Proteção durante a viagem
Voos atrasam, as vezes por minutos, as vezes por horas. É justamente nesse segundo caso que se torna importante contratar um seguro viagem. Se isso acontecer você poderá reaver suas despesas com alimentação durante a espera de um novo voo, e em caso de longos atrasos até mesmo com hospedagem. Fique atento, pois não é por todo motivo que o seguro viagem cobre atrasos de voo, na hora de contratar leia as condições gerais do serviço para saber quais motivos são cobertos. Geralmente os motivos são relacionados ao atraso devido à quebra súbita de aeronave, assim como as despesas cobertas são complementares a da companhia aérea.
Bagagens também atrasam, as vezes por horas, as vezes por dias! Nesse caso contratar um seguro viagem é importantíssimo. Pois assim você pode reembolsar despesas com itens de primeira necessidade, como itens de higiene pessoal e vestuário. Viajar pelo fiorde norueguês sem vestuário de frio não é bacana não! Ah, vale ressaltar que recomendamos sempre que possível levar uma troca de roupa na bagagem de mão, justamente pensando nesses casos.
Agora outro fator muito importante para se contratar um seguro em suas viagens é caso se algo aconteça de volta em sua casa. Como, por exemplo, a internação ou falecimento de um parente próximo. Nesse caso você estará protegido para ter suas despesas com multas (de companhia aérea e hotéis) e, também, remarcações de passagens reembolsadas.
Seguros de viagens hoje em dia não só dispõem de serviços relacionados a atraso de bagagem, voo ou despesas médicas. Mas também têm diversas outras assistências que facilitam muito a vida dos segurados.
Em casos de roubos e furtos, por exemplo, o seguro viagem te ajudará a passar por esse momento difícil.
Em casos de roubos e furtos, o seguro viagem te ajudará neste momento difícil.
Problemas com a lei local? Precisa de ajuda para transferir ou receber dinheiro? Perdeu os documentos? Ao contratar um seguro viagem você terá auxílio em todas essas questões e mais.
É nesse ponto que contratar um seguro viagem se torna um motivo dos grandes...
É nesse ponto que contratar um seguro viagem se tornar um motivo dos grandes. Os países que tem atendimento gratuito de saúde são somente para os seus cidadãos. Turistas tem que pagar e, muitas vezes, pagar muito.
Você já deve ter lido ou ouvido exemplos sobre como o custo de atendimento médico nos Estados Unidos é caro. Batemos bastante nessa tecla porque lá é um destino popular, não somente para brasileiros, mas para todo o mundo. E, além disso, um simples consulta passa dos 100 dólares. Caso sofra um acidente, raio-x por si só são pelo menos mais 500 dólares. Precisou ficar internado? O dinheiro do “pernoite” no hospital poderia ter sido gasto em um hotel 5 estrelas.
E o mesmo vale para todos os países do mundo. Não é incomum aqui no Vital Card recebermos todos meses pelo menos uma conta de hospital acima dos 20mil dólares, em alguns casos, inclusive, faturas consideravelmente maiores.
Sem mencionar nos casos graves em que possa ser necessário um regresso/repatriação sanitária. Boa parte dos seguros estão preparados para lidar com isso. Na hora de contratar fique atento a essa opção.
Na hora de contratar fique também atento as condições gerais, pois um seguro viagem se difere do de saúde. Não são cobertas consultas eletivas, investigativas ou estéticas. O que é coberto geralmente são casos de urgência e emergência médica e odontológicas. Em outras palavras; quebrou um dente natural, teve intoxicação alimentar, apendicite etc. Assim como há casos de exclusões, as mais comuns entre todos os produtos do mercado são doenças causadas por pandemias, epidemias e endemias.
O seguro viagem em caso de perda permanente da bagagem vai te ajudar financeiramente
Bem, atraso de voo e de bagagem o seguro geralmente cobre só na ida. Mas, em caso de perda permanente da bagagem vai te ajudar financeiramente, e para esta busca, você pode contar com o auxílio de uma rede de atendentes que irá te auxiliar nesse momento de aperto.
Por exemplo, digamos que aquela sua mochila com as lembrancinhas foi extraviada. Prejuízo e um prejuízo grande contando todo o estresse e mais o cuidado que você teve em escolher a lembrança certa para aquele seu tio pentelho. Que, por sinal, ele nunca vai deixar você esquecer que na sua viagem ele não ganhou um presentinho. Nesse caso, os seguros tem uma indenização suplementar a da companhia aérea em caso de extravio de bagagem. Isso não é o suficiente para reaver seus itens perdidos, mas, pelo menos, o suficiente para você pagar um banquete pra aliviar os ânimos.
Ah, vale notar que a cobertura de extravio de bagagem vale também para ida. As companhias aéreas tem um tempo para dar o retorno ao passageiro, no caso de voos domésticos é de 7 dias e internacionais de 21 dias.
A decisão final é sempre sua!
A decisão final é sempre sua. Porém esperamos que com esse texto você entenda por que é importante contratar um seguro viagem.
Até mesmo um mínimo e simples imprevisto pode ser o suficiente para interromper suas férias ou suas viagens de negócio. Imagine um imprevisto grande. Portanto, ao viajar, considere sempre contratar um seguro viagem, e um dos bons!