O seguro bagagem é uma cobertura do seguro viagem, que visa proteger o segurado com problemas relacionados a sua bagagem.
Nesse artigo explicaremos certinho o que essa cobertura abrange e de que forma.
Essa é uma das coberturas mais básicas do seguro viagem. Quando uma mala atrasa por mais de 6 horas, o segurado tem o direito de acionar essa cobertura. E o que ela faz?
Com a cobertura de atraso de bagagem, o seguro reembolsa em até 300 dólares, euros ou reais, despesas com roupas, produtos de higiene pessoal e itens de primeira necessidade.
Mas cuidado! Se na hora de pedir o reembolso a nota fiscal mostrar um baita casacão e seu destino é alguma ilha no Caribe, não será coberto! As roupas devem ser apropriadas ao destino. Bem como, além de itens como escova de dente constar uma tinta pra pintar o cabelo ou algum creme rejuvenescedor, não será coberto.
E essa cobertura não é válida somente caso a companhia aérea atrase sua bagagem! Mas vale pra qualquer outra empresa de transporte (devidamente autorizada no seu local de operação). Pegou a linha transiberiana e eles enfiaram sua bagagem num trecho pra China? Não se preocupe, pois o seguro viagem irá cobrir!
É importante lembrar que essa cobertura de atraso de bagagem do seguro viagem vale somente para os trechos de ida.
A documentação que o seguro viagem precisa quando você acionar essa cobertura é bem básica, mas pode gerar confusão na hora de pedir. A primeira coisa necessária é que o segurado tenha feito uma reclamação formal à empresa que atrasou a bagagem. Para isso, vá até o guichê da empresa no aeroporto e na rodoviária e fale com o atendente. Se for uma companhia aérea, você receberá o P.I.R. (Property Irregularity Report). Ou R.I.B., no bom e velho português, Registro de Irregularidade de Bagagem. Se o transporte for terrestre, marítimo ou ferroviário, você receberá outro relatório de irregularidade.
Com a reclamação, P.I.R. (ou relatório de irregularidade), mande junto para a seguradora as notas fiscais dos gastos. Bem como, cópia da sua passagem (avião, ônibus, trem, etc) e documentação pessoal.
Das condições gerais do seguro viagem Vital Card:
Itens de primeira necessidade do Segurado: mudas de roupas, produtos de higiene pessoal, atendimento médico para a obtenção de uma nova prescrição de remédios de uso contínuo e os medicamentos para uso até a localização da bagagem.
Das coberturas relacionadas aos pertences do segurado, essa é a mais importante e que a mais esperamos que não seja necessário acioná-la.
Passaram as 6 horas que atrasaram a bagagem... Passou 1 dia, passou 2, passou uma semana, foi no 21° dia que a companhia aérea falou que perdeu seus pertences. Eles te pagarão uma indenização por terem perdido seus itens, de acordo com o peso da mala, e o seguro pagará uma indenização suplementar a deles. Também de acordo com o peso da mala. Vale notar que; a companhia aérea (em casos de voos internacionais) tem 21 dias para achar as bagagens extraviadas antes de declará-las como perdidas, e 7 dias para voos nacionais.
Para acionar essa cobertura, será necessário além da cópia da sua documentação pessoal e das passagens, o comunicado de extravio da companhia responsável. Esse último será o comunicado oficial que eles darão a você ao falar que o pior aconteceu.
Vale notar que o seguro viagem cobre o extravio de sua bagagem, e não possíveis danos que tenham acontecidos. Isso é de total responsabilidade da companhia de transporte. Se, na esteira ou na hora de retirar viu que sua mala está danificada, já tire fotos dela e vá imediatamente ao guichê de atendimentos. Lá você pedirá outro P.I.R. referente aos danos de sua mala. Isso também vale caso você perceba que sua mala foi aberta.
Infelizmente, o seguro viagem não te protegerá em tudo. Entretanto, há formas de dificultar o extravio, o furto e até mesmo diminuir o atraso de sua mala.
Identificação é o fator mais importante. Com uma mala bem identificada, caso ela atrase será mais fácil da companhia aérea encontra-la e retorna-la a você.
Cadeados e plástico filme dificultarão que sua mala seja aberta. A pessoa mal-intencionada pensará duas vezes antes de abrir uma mala bem protegida. Até porque, isso aumentará o risco de a pessoa ser pega no ato.
Por fim, caso essas medidas não funcionarem, aí o seguro viagem estará te protegendo. O Vital Card também presta assistência na localização. Acesse aqui o site. A responsabilidade de achar sua mala é da transportadora, entretanto, nossa central de assistência ficará constantemente em cima deles perguntando sobre o paradeiro dela.
A todos vocês, uma ótima viagem e lembre-se... Viajar tranquilo é Vital.