Viajar pelo mundo é incrível, mas às vezes as coisas podem dar errado, como acidentes ou perda de coisas importantes. É aí que entra o seguro emergência de viagem!
Neste guia, vamos te mostrar como acionar o seguro emergência quando estiver em apuros lá fora. Confira a seguir os pontos mais importantes!
1. Escolha um Seguro Emergência que Combina com Você
Antes de partir para sua aventura no exterior, certifique-se de escolher o seguro emergência saúde certo. Existem diferentes tipos de planos por aí, alguns cobrem gastos médicos, outros lidam com bagagem perdida ou até cancelamentos de voos. Dê uma boa lida nas letrinhas pequenas dos contratos para saber o que está incluso no seu plano.
Mas já adiantamos: o melhor seguro viagem que pode ser acionado em casos de emergência é o da Vital Card, que cobre tudo o que foi mencionado acima e muito mais!
2. Mantenha seus Documentos do Seguro por Perto
Antes de decolar, tire umas cópias dos documentos do seu seguro, como a apólice e o número de telefone para emergências. Guarde-os num lugar seguro e fácil de alcançar enquanto viaja. Você também pode digitalizar tudo e manter no seu celular ou na nuvem.
Recomendamos que você faça as duas coisas, pois caso dê algum problema com os documentos físicos ou digitais, você terá os outros de reserva. A pior coisa nessas horas é precisar acionar um seguro emergência de viagem e não ter os documentos em mãos.
3. Liga pra Seguradora
Se você se vir numa roubada no exterior, a primeira coisa a fazer é ligar para a seguradora. Use o número de emergência0800 600 5058, que funciona 24 horas. Isso é o mais importante mesmo, pois a Vital Card vai te dar o caminho das pedras e garantir que você tenha a ajuda necessária.
4. Seja Detalhista
Quando ligar pra seguradora, seja o mais específico possível sobre o que tá rolando. Quanto mais detalhes você der, melhor eles vão entender a gravidade da situação e te orientar direito. Esteja preparado pra responder perguntas sobre como você tá de saúde, onde você tá e se tem alguém que viu tudo.
5. Faça o que a Seguradora Mandar
Depois de falar com a seguradora, siga as instruções deles à risca. Isso pode incluir buscar atendimento médico em um hospital específico, fazer um boletim de ocorrência se for roubado, ou guardar todos os recibos das despesas que você quer ser reembolsado.
6. Mantenha Registros Detalhados
Pra facilitar o reembolso, é fundamental guardar todos os recibos e documentos relacionados às despesas da emergência. Isso inclui notas médicas, contas de hospital, recibos de farmácia e qualquer coisa que você tenha gasto por causa da situação. Tira foto de tudo, isso ajuda também!
7. Veja um Médico ao Acionar o Seguro Emergência
Se o problema envolver algum machucado ou doença, é bom consultar um médico local, a menos que a seguradora indique um médico específico. Não esqueça de pegar todos os documentos médicos, tipo diagnósticos, receitas e recomendações de tratamento.
Leia: checklist de documentos para viagem internacional
8. Faça um Boletim de Ocorrência
Se você for vítima de algum crime, como furto ou roubo, é importante fazer um boletim de ocorrência na polícia do lugar. Isso serve pra documentar o que aconteceu e a seguradora pode pedir como parte do processo de reembolso.
9. Ligue pra Embaixada ou Consulado Para Acionar o Seguro Emergência
Em algumas situações, especialmente quando tem problema com leis locais ou questões de segurança, é bom ligar pra embaixada ou consulado do seu país. Eles podem dar uma mãozinha com questões mais complicadas.
10. Mantenha Contato com a Seguradora Para Acionar Seu Seguro Emergência
Durante todo o processo de resolver a emergência, continue em contato com a seguradora. Faça o que eles pedirem e dê atualizações sobre o que tá rolando. Quanto mais colaborativo e transparente você for, mais tranquilo será o processo de reembolso. Portanto, não se esqueça de separar bem todos os detalhes para conseguir o seu reembolso!
Conclusão
Ter um seguro emergência de viagem é como ter um super-herói de bolso quando as coisas apertam no exterior. Saber como chamar o seguro e seguir os passos certos é fundamental pra ter a ajuda que precisa e o reembolso certo.
Lembre-se de ter os documentos do seguro na mão, dar detalhes pra seguradora e seguir o que eles mandarem. Com um pouco de planejamento, você pode viajar tranquilo, sabendo que está seguro em qualquer situação de emergência.
Agora ficou mais fácil viajar com mais paz e tranquilidade sabendo que a Vital Card estará aqui a qualquer momento para atender você, não é?
Independentemente do dia ou horário, saiba que você poderá acionar o seguro emergência de viagem da Vital Card, esteja você viajando dentro ou fora do Brasil!
E se você ainda não tem o seu seguro, o que está esperando para obter um? É só
acessar aqui para conferir mais informações sobre o melhor seguro viagem do mercado. Desejamos a você uma excelente viagem!