Uma razão que impede pessoas da melhor idade viajar é a preocupação com a própria saúde, mas com o seguro viagem para idosos essa preocupação é menor. Isto porque se acontecer algo, o seguro viagem para idosos irá cobrir as despesas médicas. Despesas que podem pesar muito no bolso, principalmente em países como os EUA.
Veremos então neste artigo diversas informações sobre o seguro viagem para idosos. Por exemplo como contratar, as vantagens do produto. Bem como as limitações do seguro viagem para idosos.
A contratação do seguro viagem para idosos não tem nenhum segredo. A diferença é que será necessário especificar a idade. No Vital Card, por exemplo, você selecionará no motor de buscar a quantidade de passageiros com idade superior a 65 anos. Após isso, abrirá um pop-up pedindo a especificação da idade deles.
No mais, basta escolher seu destino, sendo separado por:
Por fim, coloque o período. E pronto! Na próxima tela será escolhido o valor total da cobertura médica, de acordo com os disponíveis no plano. Ao escolher, basta seguir os passos da contratação do seguro viagem para idosos e preencher todos os dados.
Quer saber sobre todos detalhes? Então clique aqui.
As coberturas do seguro viagem para idosos são basicamente as mesmas. Vamos, então, ver rapidamente diversas possíveis com uma rápida explicação do que cada uma delas cobre. Essas coberturas foram todas pensadas em reduzir diversos dos possíveis prejuízos que possam ocorrer em viagens.
Essa daqui é a chamada cobertura básica. Ela estará presente em todas as apólices, o que mudará é, basicamente, o limite dela. Com ela, sua saúde estará protegida caso ocorra um acidente ou doença – desde que esta seja súbita e aguda.
Bem como, há coberturas de doenças preexistentes. Mas, novamente, desde que seja um agravo súbito e agudo da doença.
Leia mais clicando aqui.
Complementando a cobertura de DMH (despesas médico-hospitalares), há a cobertura de despesas farmacêuticas (DF). Com ela, você poderá reembolsar até o limite as medicações prescritas por médicos do seguro viagem, devido a um acionamento.
Em outras palavras, reposição de medicação de uso continuo não são cobertas. Nem são reembolsados aquele, por exemplo, neosaldina que foi comprado por conta própria
Leia diversos detalhes aqui.
Uma das coberturas mais comuns do seguro viagem para idosos são as coberturas de atraso e, também, de extravio de bagagem.
Em caso de atrasos da bagagem superiores a 4 horas, o segurado terá direito a reaver os custos com itens de primeira necessidade. Por exemplo, de higiene e roupas apropriadas ao destino. Já em caso de extravio, é pago uma indenização a ele de acordo com o peso da bagagem.
Veja mais sobre este assunto neste post.
Quando o voo atrasa por mais de 6h, devido a uma quebra súbita da aeronave. O seguro viagem para idosos também irá reembolsar diversos gastos do segurado. Por exemplo, com alimentação, transporte e estadia.
Conheça seus direitos quando um voo atrasa, bem como informações a fundo sobre esta cobertura, lendo aqui.
Problemas podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. Ao viajar segurado, você não irá impedir destes problemas acontecerem. Entretanto se acontecerem, o prejuízo causado por eles será bem menor. E isto vale pra todos os tipos de seguros.
De qualquer forma, a tranquilidade que viajar protegido traz, é indescritível. Já que em alguns países o custo de atendimentos médicos é notoriamente alto.
Infelizmente, para idosos o produto possui algumas restrições. O primeiro deles é relacionado a idade máxima. No caso do Vital Card, o limite de idade que o produto pode ser contratado é até os 85 anos. Algumas exceções são abertas, mas, nestes casos precisamos contatar a seguradora.
O segundo é o período máximo de cobertura, o limite, geralmente, é de 90 dias.
Por fim, mas não exatamente uma limitação, é o preço. O seguro viagem para idosos tende a ser mais caro. Isso se deve ao fato que pessoas da melhor idade estão mais suscetíveis a diversos riscos em viagens. Por isso, a partir de determinada idade, o valor do prêmio aumenta. No caso do Vital Card, esse agravo do prêmio é a partir dos 65 anos.
Está muito bem relatado que contas hospitalares no exterior não são baratas, especialmente em países com os Estados Unidos. Agora, uma pessoa da melhor idade, infelizmente, está muito mais suscetível a adoecer em viagens. E olha, os custos de despesas médico e hospitalares para idosos não são brincadeira.
Inclusive, custa um valor muito maior do que o prêmio do seguro viagem. Ele custa, em média, menos de 4% do valor total da viagem. Vamos fazer uma simulação:
Viajar até a Disney por uma semana custa em média R$15000,00. A proteção neste período com cobertura de 60 mil dólares e mais adicional em casos de COVID-19, sai por R$665,91 (cotação do dia 15/09). Isto é 4,4% do valor total da semana no Reino Mágico. Agora, você sabe quantos custa os atendimentos por causa de uma queda onde há uma fratura da bacia? Cerca de 50 mil dólares. Portanto, ao viajar, contrate um seguro viagem para idosos!