O turismo brasileiro possui diversos encantos. Cada estado possui diversos pontos turísticos que todo brasileiro deve visitar para conhecer bem o país.
Além disso, a cada viagem pelo território brasileiro, se conhece um pouco da gigantesca cultura que forma a nossa nação. Todos os gostos, costumes, peculiaridades e histórias. É, de certa forma, um grande quebra-cabeça. Ao visitar determinado lugar, é possível ter uma ideia geral da imagem que aquele quebra-cabeça compõe. Entretanto, somente ao conhecer muito é que se torna possível absolver todos os detalhes oferecidos.
Graças a todos os detalhes presentes em nosso país; o brasileiro é um dos povos mais multiculturais do mundo. Ao viajar pelo território brasileiro, é possível achar que está tão longe de casa, mesmo que tenha viajado pouco. Bem como, é possível achar um que está tão perto de casa, mesmo tendo viajado muito.
Separamos então algumas poucas cidades que compõem o turismo brasileiro. São elas:
No artigo também falamos brevemente sobre alguns dados do turismo brasileiro, não somente sobre locais turísticos. E, obviamente, sobre a importância do seguro viagem, mesmo em viagens nacionais.
É necessário falar sobre os diversos pontos turísticos presentes nesse longo texto. É bom apresentar alguns dados sobre o turismo brasileiro e o que ele representa para nosso país.
O turismo doméstico gera cerca de 30 bilhões de dólares anualmente. Pelo menos esses eram os números antes da pandemia. Provavelmente, a retomada do turismo vai ter um foco no nacional. Então, é possível que nos próximos anos essa cifra aumente consideravelmente.
Por outro lado, o turismo internacional é um tanto quanto tímido. O Brasil recebe em média 6 milhões de visitantes estrangeiros o ano inteiro, novamente, números pré-pandemia. Em comparação, Paris recebe 7 vezes esse número. De qualquer forma, os estrangeiros geram uma receita pouco acima dos 5 bilhões por ano para o Brasil. Então, número tímido, mas isso também quer dizer que há muito espaço para crescimento.
Uma última nota antes de fato começarmos a falar sobre o turismo brasileiro:
Mesmo em viagens de turismo pelo território brasileiro, contratar um seguro viagem é uma decisão muito inteligente de se fazer.
É possível que você tenha um seguro ou plano de saúde fornecido pela sua empresa. Digamos que seja um bom seguro saúde e ele cubra o todo território brasileiro. Mas ainda assim, ele pode ter coparticipação ou ser via reembolso. Até mesmo ao pagar metade do custo de uma consulta médica pode ser mais caro que contratar um seguro viagem.
Além disso, o seguro viagem te protegerá de várias formas em todo o território brasileiro. Não pode viajar? Tem cobertura pra isso. Teve que interromper a viagem por que alguém em caso ficou doente? Também tem cobertura pra isso. Você foi pra um aeroporto e sua mala pra outro? Seguro viagem também cobre isso.
Nosso blog possui diversos artigos sobre a vantagem do seguro viagem, bem como explicações sobre suas principais coberturas. Depois de pegar um pouco de inspiração nos pontos turísticos do turismo brasileiro, porque não aprender um pouco sobre o seguro viagem?
Quem já visitou os pontos turísticos de Florianópolis tem somente um desejo: retornar aos pontos turísticos de Florianópolis. A ilha é encantadora e possui algumas das mais belas praias do Brasil, senão do mundo. Junto às praias do nordeste e do Rio, Florianópolis faz com que o litoral brasileiro seja conhecido no mundo inteiro.
Tenha certeza que atrativos não faltarão ao visitar a “Ilha da Magia”. E, ao conhecer diversos dos pontos turísticos presentes por lá; é possível entender porque chamam de “Ilha da Magia”. Turismo e Floripa andam de mãos dadas.
A cidade possui 42 praias, mas esse número pode variar consideravelmente dependendo pra quem você pergunta. Separamos aqui as praias que devem ser visitadas quando estiver na ilha.
Um dos principais pontos turísticos de Florianópolis. Essa praia fornece atividades pra todo mundo. E todas essas atividades são complementadas pela beleza da ilha, bem como, o lindo mar azul turquesa.
Uma das coisas que mais se destaca na praia da Joaquina é o surf, ali é um dos melhores locais para se surfar na ilha. Além disso, na areia não faltará gente praticando esportes. Mas se não quiser isso, sem problema, não falta espaço para um banho de sol ou de mar. Bem como, lugar pra ficar sentado na areia com uma lata de cerveja na mão. E, ainda, há dunas na praia da Joaquina, perfeitas para prática de sandboard ou skibunda (que é o que acontece após algumas tentativas fracassadas de sandboard).
A praia da Joaquina está no litoral leste da ilha.
Possivelmente a mais famosa da cidade, especialmente Jurerê internacional. Local onde muitos famosos possuem casas. Excelente pra quem quer sossego de dia, e um local badalado a noite.
Obviamente, Jurerê também possui uma beleza singela, como é costumeiro nas praias de Florianópolis. Sem dúvida é um dos pontos turísticos que devem ser visitados em sua visita à ilha.
Jurerê fica no norte da ilha. Entre a Praia do Forte e de Canasvieiras.
Na realidade esse daqui é um bairro. Mas a praia desse local fornece um pôr-do-sol incrível. Santo Antônio de Lisboa é um bairro histórico com uma arquitetura tipicamente lusitana, sua fundação data em volta do século XVII, por imigrantes açorianos. E desde então o bairro manteve seus traços.
Além de poder aproveitar um dos pontos turísticos mais bonitos que Florianópolis tem a oferecer, lá você terá uma variedade incrível de restaurantes. Um dos destaques são as ostras. É possível comer ostras em um deck olhando para o mar. É bem fácil passar um dia inteiro lá. O local é muito sereno e perfeito pra se aproveitar com sossego. Esse é um dos pontos turísticos que compõem a diversidade cultural do turismo brasileiro.
Santo Antônio de Lisboa está localizada no oeste da ilha.
Uma das maiores pontes suspensas do mundo, e a maior do Brasil. Fundada em 1922, a Ponte Hercílio Luz é mais antiga que a famosa Golden Gate Bridge.
Durante os anos, a Ponte Hercílio Luz passou por diversas reformas e revitalizações. Hoje em dia, é possível andar por ela e ter uma visão panorâmica do que a ilha tem a oferecer. É também possível realizar passeios de barco ali perto. Se tiver a oportunidade, não se arrependerá. Ainda mais por ter a visão de cima da ponte e debaixo dela.
Outra vantagem da Ponte Hercílio Luz é sua localização. Praticamente no coração da ilha. Dessa forma, em sua visita aos pontos turísticos de Florianópolis, provavelmente, você passará por ela.
Não faltariam museus na capital brasileira com maior IDH. E no caso de bairros como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha esses são praticamente museus a céu aberto.
Os museus da cidade são diversos, não lhe faltarão opções. Se quiser conhecer um pouco da história da ilha, ao visitar a Ponte Hercílio Luz aproveite para dar um pulo no Museu de Armas Major Lara Ribas. Na ponte você verá o Forte de Sant’Ana, onde está o museu.
No centro da cidade, na praça XV de novembro (a propósito, esse é um dos pontos turísticos que devem ser visitados em Florianópolis) está o Palácio Cruz e Sousa. O museu é em homenagem ao poeta precursor do simbolismo brasileiro, João da Cruz e Sousa. Uma das salas do museu guarda os restos mortais do poeta. Além disso, uma visita nesse museu é um passeio pelo século XIX. Lá através dos móveis de época você poderá ver um pouco de como era a vida do brasileiro no século.
Por fim, outro museu que compensa dar um pulinho é o Museu do Homem do Sambaqui. Esse museu possui um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil. E nele é possível ver como era a vida pré-histórica no país. O acervo do museu conta com diversos artefatos usados pelos povoados indígenas, ossos com mais de um milênio de idade e, também, fósseis com mais de 200 milhões de anos. O museu do Homem Sambaqui está na Rua Esteves Júnior, 711. Também no centro de Florianópolis.
Em sua visita à ilha, não há forma melhor de aproveitar a bela paisagem do que visitar os diversos mirantes da cidade. Afinal, são as deslumbrantes paisagens que tornam o turismo de Florianópolis tão mágico.
Planeje bem sua rota, pois ao escolher seus pontos turísticos em Florianópolis, entre eles haverá um mirante no caminho. Existem mirantes que você pode ver a cidade inteira. As praias, as dunas e, se for em época, até mesmo baleias. Como é o caso do mirante Morro das Pedras. Entre agosto e outubro o local é um berçário de Baleias-Francas-Austrais. Com um pouco de sorte é possível ver as baleias em harmonia com os surfistas.
O estado de Santa Catarina fornece diversos pontos turísticos muito interessantes. O que todo mundo sabe é que as praias desse estado são maravilhosas. Entretanto, o interior de Santa Catarina oferece também muitas cidades bacanas de se conhecer. Por exemplo, Pomerode e Treze Tílias.
Curitiba é uma cidade muito diversificada, e seus pontos turísticos provam isso. Inicialmente uma região que foi habitada e desenvolvida por imigrantes europeus durante o século XIX, alemães, poloneses, ucranianos e italianos. E por japoneses, sírio e libaneses no início do século XX. Todas essas culturas deixaram suas marcas em Curitiba, e até hoje são celebradas. Seja nos pontos turísticos da cidade ou em diversos festivais através do ano.
Parques, museus, restaurantes, bares, barracas de cachorro quente. Experienciar Curitiba e seus pontos turísticos é um momento incrível.
Os parques de Curitiba são pontos turísticos obrigatórios para quem vai à cidade. A capital paranaense possui 33 parques e bosques, totalizando pouco mais de 4% da área da cidade. E a maioria deles possui uma homenagem às etnias que modelaram a cidade.
Um dos principais parques é o Tanguá. Este é um dos locais que mais tira suspiros de surpresa aos visitantes. Uma antiga pedreira, esse parque serve como ponto de preservação ao Rio Barigui. No Parque Tanguá é possível atravessas a antiga pedreira por um túnel, a visita é guiada e deve ser agendada e ocorre aos sábados. Mais informações em https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parque-tangua/1534. Se não puder realizar a visita no sábado de manhã, tente visitar o local no fim da tarde. Ali você verá um pôr-do-sol incrível. O Parque Tanguá está localizado na Rua Oswaldo Maciel, 97. Bairro Taboão.
Próximo, está outro ponto turístico que deve ser visitado em Curitiba, o Parque Tingui. Lá você verá lagos e, principalmente, o Memorial Ucraniano. Onde está uma réplica da Igreja São Miguel Arcanjo. Além disso, no Memorial Ucraniano também há uma homenagem às vítimas do Holodomor. A visita neste parque se torna muito especial durante a páscoa. Todos os anos ocorre uma missa que é atendida pelos descendentes ucranianos da cidade, a Benção das “Paskas”. Esse parque fica na Avenida Fredolin Wolf, 1870, no bairro Pilarzinho.
Por fim, na cidade não faltarão parques para se visitar. Qualquer um deles servirá como um ótimo ponto turístico. Seja o bosque do papa, do alemão ou qualquer outro. Outra grande vantagem é que quando for elaborar o seu roteiro de visitas aos parques, geralmente é possível visitar pelo menos uns 3 durante uma única tarde. Muitos deles estão pertos um do outro e o acesso entre eles é facilitado.
Dos pontos turísticos na capital paranaense, o Jardim Botânico é outro obrigatório. Um dos principais cartões postais da cidade.
Visita a maravilhosa estufa, passeia pelo bosque preservado de mata atlântica e maravilhe-se no Jardim das Sensações. Esse último é um passeio por um espaço de cerca vivas, no qual você entrará em contato com diversas plantas e flores. Infelizmente, só está disponível quando não chove. O que, em tempos normais, é algo complicado em “chuvitiba”. Entretanto, se conseguir, você terá um passeio incrível. E, se puder, realize-o de olhos vendados.
Compensa passar uma tarde inteira no Jardim Botânico, mas se o tempo estiver curto, a recomendação é sempre ir no fim da tarde. Aqui é outro dos pontos turísticos da cidade que fornece um pôr-do-sol maravilhoso, principalmente se você gosta de bater fotos. O Jardim Botânico está localizado no bairro de mesmo nome e fica entre duas avenidas. Não tem como errar.
Em Curitiba não faltam museus. E, praticamente, qualquer brasileiro já viu uma foto do Museu do Olho, MON (Museu Oscar Niemeyer). Para quem busca cultura, esse é um dos pontos turísticos obrigatórios.
Visite e conheça as diversas exposições no MON, tome um café e compre umas lembrancinhas na lojinha. O ingresso inteiro custa R$20, a meia-entrada R$10. Menores de 12 anos, ou maiores de 60 anos não pagam. Além disso, se vier numa quarta-feira a entrada é gratuita. A propósito, esse é um dos poucos pontos turísticos de Curitiba que tem que se pagar entrada. Quando for visitar o MON, reserve uma manhã ou uma tarde. Ele está localizado na Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
Outro museu da capital paranaense que deve ser visitado, é também um dos mais recentes. O Museu do Holocausto, inaugurado em 2011 é o primeiro com essa temática do Brasil. Nele, através de seu acervo de fotos e passaportes, é recontado a história das vítimas do holocausto durante a segunda guerra mundial. A visita é gratuita, mas deve ser agendada. Este museu está localizado na Rua Coronel Agostinho Macedo, 248, no Bom Retiro.
Por fim, há muitos outros museus que merecem ser visitados. Diversos pontos turísticos contarão toda a história de Curitiba, do Brasil e até mesmo do mundo. Museus como o MIS, Museu do Expedicionário ou o Museu Egípcio Rosa Cruz.
Fazer turismo sem aproveitar a culinária local é fazer turismo errado. Como todos os outros pontos turísticos de Curitiba, a sua culinária é bem diversificada. E é até mesmo difícil errar nas escolhas de restaurantes e lanchonetes da capital paranaense.
Os principais restaurantes da cidade estão no bairro Santa Felicidade, em especial na Avenida Manoel Ribas. Lá você encontra muita culinária italiana. Dentre todos os restaurantes, o que talvez mais se destaca é o Madalosso. Um dos mais tradicionais da cidade. Ali você comerá diversas massas e muita carne, e durante o banquete o que não faltará na mesa é polenta e frango.
Para os bares não deixe de visitar o Largo da Ordem, em especial o Bar do Alemão. Lá você poderá experimentar uma das bebidas mais típicas da cidade, o submarino. E aproveitar um pouco da culinária alemã. Saindo dos bares e procurando bater uma boquinha? Qualquer uma das barracas de cachorro quente da cidade não te desapontará. E, se você gosta da “culinária ogra”, procure aí na internet por “Lanchonete da Lombada”.
Por fim, se quiser uma noite bem badalada, o bairro Batel oferece diversos locais para a vida noturno da cidade. Lá e na região você encontrará um bar ou balada para todo o tipo de gosto.
Além de Curitiba, dois outros pontos turísticos se destacam no Paraná. O primeiro fica perto de Curitiba, em Ponta Grossa. O Parque Vila Velha, o local passou por uma reforma e agora a infraestrutura do turismo está excelente. O segundo ponto são as Cataratas do Iguaçu, em Foz de Iguaçu. Esse é óbvio, o brasileiro e o mundo conhecem.
São Paulo e seus pontos turísticos tem a capacidade de tornar a viagem de qualquer um incrível. Um local incrível com uma variedade de atrativos para cada um dos gostos.
A forma de turismo que mais se destaca em São Paulo é o turismo de negócios. Isso se deve ao fato das centenas de feiras e eventos que ocorrem todo ano por lá. E, também, devido a incrível rede hoteleira e restaurantes presentes na cidade. Entretanto, uma viagem a essa megalópole fora de época somente para ver seus pontos turísticos também vale a pena. Neste artigo, falaremos um pouco sobre os incríveis e ecléticos pontos turísticos de São Paulo.
Museus, teatros, inúmeros eventos, quando o assunto é cultura; os pontos turísticos de São Paulo brilham.
Um dos principais pontos turísticos culturais da capital paulista, e talvez até mesmo do Brasil, é o Theatro Municipal de São Paulo. Inaugurado em 1911, até os dias de hoje esse magnífico teatro realiza apresentações constantes. E, ainda, é possível fazer uma visita guiada por ele. Durante toda a semana ocorrem apresentações nele. Algumas, inclusive, são gratuitas. Portanto, ao visitar a cidade, compensa ver a agenda do teatro e saber se haverá alguma apresentação do seu interesse na sua estadia. O teatro está localizado na Praça Ramos de Azevedo, bairro República. Cerca de 10min de carro do centro da cidade.
Dos pontos turísticos culturais, não se pode deixar de lado o MASP. Inaugurado em 1947, o Museu de Arte de São Paulo possui a maior coletânea de pinturas ocidentais da América Latina e do hemisfério sul. Além disso, há diversas exposições sobre arte brasileira, arte africana, asiática, bem como peças arqueológicas. Todo seu acervo é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os ingressos custam R$45 e meia entrada (para estudantes e maiores de 60 anos) R$22. Entretanto, a entrada é gratuita todas as terças e, também, na primeira quarta-feira do mês. O MASP está localizado no coração da cidade, na Avenida Paulista, 1578.
Teatros e museus realmente não faltam em São Paulo. Há diversos pontos turísticos para serem visitados, e cada um será mais surpreendente que o outro.
Diversas ruas e bairros de São Paulo são baitas pontos turísticos. Alguns são lugares únicos, que você não encontraria em nenhum outro país do mundo. Outros, em ordem para encontrar coisa parecida, você teria de cruzar o oceano.
Um dos melhores exemplos disso é o tradicional bairro Liberdade. Um pedaço da Ásia no Brasil. A descendência predominante lá é a japonesa. Entretanto, você encontrará sem dificuldades imigrantes chineses, taiwaneses, sul coreanos e turcos. Lá todos os anos são celebrados diversos matsuri, bem como, o ano novo chinês. Dois pontos turísticos se destacam o ano inteiro no Liberdade; a Feira (que ocorre aos sábados e domingos) e o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. A feira ocorre a partir das 9h da manhã do sábado, na Praça da Liberdade. E o Museu é localizado na Rua São Joaquim, 381. O ingresso custa R$16 a inteira, e R$8 a meia entrada.
No bairro boêmio, Vila Madalena. Entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, está um dos pontos turísticos mais inusitados de São Paulo; o beco do Batman. A partir de um grafite nos anos 80 do vigilante mascarado, começaram a surgir diversos outros incríveis grafites nessa alameda. Hoje em dia, é um dos pontos turísticos mais movimentados de São Paulo. Um ótimo local para se bater foto e ver a habilidade dos diversos artistas de rua da cidade.
Em um roteiro bem planejado, é possível se perder e se encantar pelas ruas e bairros da capital paulista. Nelas, sem dúvida, não faltarão locais para fotos e boas experiências.
São Paulo, acima de tudo, é um dos principais polos comerciais do Brasil, da América Latina e do mundo. Para satisfazer o estilo de vida apurado dos paulistas, não deve faltar bons locais para comer e comprar diversas coisas.
Do econômico ao luxo, não faltarão opções de compras na capital. Deixaremos de lado a 25 de março, pois todo o brasileiro conhece. Então, resolvemos dar destaque para a Rua Oscar Freire, no bairro Pinheiros. Ele fica a aproximadamente 6 quilômetros do centro. Lá você encontrará uma variedade incrível de lojas de roupa. É possível encontrar roupas de diversas marcas, tanto coisas de grife, quanto peças mais acessíveis. Reserve pelo menos uma tarde para visitar as diversas lojas no local e, se possível, evite os finais de semana.
Por fim, o Mercado Municipal de São Paulo. Esse é um dos pontos turísticos que recebeu a tocha olímpica em 2016. O local possui quase 300 lojas e movimenta centenas de toneladas de comida diariamente. Lá, além de poder encontrar ingredientes de todos os cantos do globo, é possível comer alguns dos lanches mais típicos da cidade. Por exemplo, o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. O Mercado Municipal está localizado na Rua Cantareira, número 306, no centro histórico.
Qual seu prato preferido? Em São Paulo tem. Os diversos restaurantes e bares da cidade devem entrar na lista de seus pontos turísticos. Explore este maravilhoso local. Com muita facilidade, você encontrará algo que te deixará com água na boca e sonhando por mais. Seja um luxuoso prato de um restaurante altamente condecorado, ou uma simples coxinha com coca.
A cidade abriga diversos gostos. Talvez você tenha um hobbie bem diferente que, infelizmente, não compartilha com nenhum de seus amigos. Não se preocupe, ao visitar essa maravilhosa cidade, você encontrará lojas, clubes e diversas pessoas que partilham desse seu hobbie. Seja algo como modelismo ou um jogo de tabuleiro milenar asiático.
Por lá, não tenha medo de explorar e conhecer gente nova. É possível aprender muito e se aprofundar nos diversos gostos que você possa ter.
Como sua capital, todo o estado de São Paulo é bem diversificado no turismo. Há um ótimo litoral. Santos é uma cidade muito bacana de se visitar. E, também, há diversas joias no interior paulista. Por exemplo, Holambra, a cidade mais holandesa do Brasil. Pequenas cidades como essa agregaram muito a cultura do brasileiro.
Obviamente, ao se falar de turismo brasileiro não se pode deixar de falar do Rio de Janeiro capital. Apesar dos evidentes problemas urbanos, o que essa cidade tem que atrai tanta gente? Mostraremos então, algumas das principais atrações presentes na cidade maravilhosa, bem como, diversas coisas que podem ser desfrutadas por lá.
Museus, igrejas, e diversos prédios históricos. A cidade que foi capital do Brasil por quase dois séculos possui muita história. Passear pelos seus pontos turísticos é visitar diversas eras de nosso país. E essa, é uma das razões que tornam o turismo no Rio de Janeiro tão incrível.
Uma das mais famosas igrejas do RJ é o Mosteiro de São Bento. Inaugurada em 1671 a fachada desta igreja não diz muita coisa... Mas meu amigo(a), ao entrar, a história é outra. Diversas talhas de madeira dourada. Ao lado, magníficos altares com pinturas do século XVII e XVIII. A igreja pode ser visitada diariamente. Recomenda-se em dias de semana durante horário comercial. Se tiver interesse, aos domingos de manhã é realizada uma missão com canto gregoriano. Entretanto, chegue antes, pois a igreja enche! Ela está localizada na Rua Dom Gerardo, 68 no centro.
A menos de um quilômetro do Mosteiro de São Bento, está a Praça Mauá. Nesta praça está um dos museus mais bacanas da capital carioca, senão do Brasil, o Museu do Amanhã. Fundado em 2015, a própria arquitetura já é de deixar qualquer um boquiaberto. O acervo desse museu é principalmente científico. Passar pela exposição principal no segundo andar do museu é uma experiência muito bacana. Tal lugar agrega muito ao turismo brasileiro, bem como, pode agregar a vida de todos que o visitam, seja brasileiro ou estrangeiro. O Museu do Amanhã funciona de quinta a domingo a partir das 10h da manhã. O ingresso inteiro custa R$26,00.
Também no centro carioca, na Praça XV de Novembro está o Paço Imperial. Construído em 1743 esse foi o lar da família real portuguesa no Brasil. Hoje em dia, é um centro cultural com diversas exposições, pinturas, fotografias, esculturas e mais. Bem como, ele possui um bistrô e restaurante. A entrada é franca e funciona de terça a domingo das 10h às 19h.
Para finalizar esse tour no centro do Rio de Janeiro, vale muito a pena a visita em uma das bibliotecas mais bonitas do mundo; O Real Gabinete Português de Literatura. Localizado na Rua Luís de Camões, 30. O RGPL funciona em dias úteis das 10h às 16h, com entrada franca. A sala de leitura dessa biblioteca é magnífica. Além disso, o local possui diversas obras raras. Sendo uma das principais uma primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572.
Ainda no centro carioca há diversas outras igrejas, teatros, centros culturais e museus que valem a pena serem visitados. E é esse mesmo centro parte da razão que torna o turismo brasileiro no Rio tão movimentado.
Um dos pontos mais icônicos de todo o Brasil. Ali é praticamente o coração de todo o turismo brasileiro.
Localizado nos Parque Nacional da Tijuca, no topo do morro Corcovado, o Cristo Redentor foi construído entre 1922 e 1931 na França. O projeto foi concebido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa. E, hoje em dia, é um ícone do Rio de Janeiro. Infelizmente, os ingressos são um tanto salgados, isso se deve ao fato de que o monumento tem que passar por manutenções periódicas. Pois devido à altura, raios atingem a estátua, fortes ventos e erosão também são um problema constante. Os valores dos ingressos variam de acordo com a temporada e o ponto de partida. Prepare-se para gastar, pelo menos, 70 reais neles em baixa temporada.
O Cristo Redentor é um ponto turístico imponente e gigantesco. E uma das vantagens disso é que há diversos locais para se ter uma visão bem diferente dele. Um desses locais é no Parque da Lage. Aberto de terça a domingo das 9h às 17h (e com entrada gratuita). Lá você poderá ver o belo palácio, e no horizonte o Corcovado e o Cristo Redentor. Outra parte muito bacana do Parque da Lage é que ele está cercado por uma natureza linda. Além disso, se estiver com o físico em dia, no Parque da Lage há uma trilha que leva ao Corcovado! É uma trilha bem sinalizada, mas de dificuldade moderada. E, sob o calor do Rio, vá com muita água para tomar.
Falar do Rio de Janeiro sem mencionar Ipanema, o réveillon e a queima de fogos em Copacabana não dá! A virada do ano é um dos momentos que mais atrai turistas de todos os cantos para a capital carioca.
As três principais praias do Rio de Janeiro estão na Zona Sul da cidade, são. Copacabana, Ipanema e Leblon. A Praia de Ipanema é famosa por duas razões: sua garota e o calçadão. O calçadão foi desenvolvido nos anos 60 pelo arquiteto Renato Primavera Marinho. Ele foi criado em homenagem ao quarto centenário do Rio de Janeiro.
Todas essas três praias possuem diversos bares e restaurantes e muita animação na areia. Por lá, as praias são divididas em postos. Um dos postos mais bonitos é o 9, a Praia do Arpoador. Lá você poderá fazer trilhas, mas, principalmente, ver o belíssimo pôr-do-sol.
Quando estiver em Copacabana, não deixe de visitar o Forte de Copacabana. Ele é um museu que conta brevemente a história do exército brasileiro. Localizado na Praça Coronel Eugênio Franco, 1, Posto 6 o ingresso inteiro custa R$6,00.
Por fim, o Leblon. O bairro com o metro quadrado mais caro do Brasil. A praia lá é muito bonita, a visão do mirante é incrível. E, também, é possível visitar o Parque Penhasco Dois Irmãos. Neste parque é possível avistar diversos dos pontos que fazem o Rio de Janeiro ter um turismo tão forte. Por exemplo, além dos já mencionados antes, o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O parque tem entrada na Rua Aperana, 178. Com entrada franca, funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.
Turismo brasileiro e Rio de Janeiro andam de mãos dadas. Há muito que se ver, fazer, comprar e comer por lá. E, ainda, há diversas outras praias próximas. Por exemplo, Angra dos Reis (cerca de 185 quilômetros ao sul do Rio). A maravilhosa Cabo Frio, cerca de 150 quilômetros da cidade. E a ostensiva Búzios, cerca de 175 quilômetros do Rio.
Sem contar ainda outros lugares bem turísticos como, Petrópolis, Nova Friburgo e Paraty. Conhecer esse estado e sua capital é algo que todo turista brasileiro deve considerar fazer.
O turismo em Brasília vem crescendo a cada ano. Mas o que o Distrito Federal oferece que faz o brasileiro considerar viajar pra lá?
A coisa que mais chama atenção no turismo em Brasília é a arquitetura. O plano piloto de Brasília foi idealizado pelo engenheiro Lúcio Costa. Com o plano, venceu o concurso nacional para projetar a capital brasileira em 1957. Junto ao arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx, o engenheiro Joaquim Cardozo, começaram a construção de Brasília. E o resto, como dizem, é história.
Se estiver indo a Brasília de avião, o tempo permitindo, olhe bem pela janela. Lá você poderá ver a Asa Norte e a Asa Sul da capital brasileira. E o eixo monumental dividindo a cidade no centro.
Para ter um bom panorama de Brasília, visite a torre de TV. Ali você terá uma boa visão do Eixo Monumental com a praça dos Três Poderes distante no fundo. Ainda, ao lado você poderá ver o show da Fonte da Torre de TV. Totalmente restaurada em 2010 com tecnologia nova, é possível observar os shows de água e luzes. A torre funciona de forma ornamental todos os dias. Entretanto, de terça e domingo, ela possui horários especiais nos quais ocorrem os shows de luzes.
Se tiver a oportunidade, tente fazer um passeio de helicóptero por Brasília. No passeio de 15 minutos é possível sobrevoar o Eixo Monumental e ter uma boa visão da Asa Norte e Sul. Prepare-se para gastar cerca de R$350,00 pelo passeio.
Tendo visto o que pode da cidade de cima, é hora de começar a turista com o pé no chão. Na realidade, turismo em Brasília é melhor ser feito de carro. Pois todos os pontos turísticos, apesar da maioria estarem na mesma rua, essa rua tem 16 quilômetros. De qualquer forma, para começar um bom dia de turismo em Brasília, nada melhor que a praça dos três poderes.
Na praça você verá o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Todos eles possuem visitas guiadas e de duração variável, podendo ter até 1 hora de duração. As visitas devem ser agendadas. Na praça, ainda, você poderá ver diversas esculturas. Uma das principais sendo a escultura de Bruno Giorgi, “Os Candangos” (originalmente “Os Guerreiros”).
Saindo da Praça dos três poderes, no Lado Sul você verá o Itamaraty. E no Lado Norte, o Palácio da Justiça. Seguindo a Avenida Eixo Monumental, está a esplanada dos ministérios. Uma coisa interessante, é que ao longo de todo o percurso você verá diversas esculturas, por exemplo, “O Meteoro”, no Palácio do Itamaraty, também esculpida por Bruno Giorgi. Bem como, diversos monumentos e memoriais. Por exemplo, o Memorial JK, na Praça do Cruzeiro.
Além da arquitetura, Brasília conta com diversos outros pontos turísticos, em especial museus e centros culturais.
Frente ao Memorial JK, está presente o Memorial dos Povos Indígenas (MPI). O MPI foi projetado por Oscar Niemeyer, com o intuito de parecer com uma maloca redonda dos índios da tribo Yanomami. Através do acervo desse museu, é possível ver e entender um pouco mais sobre diversos povos brasileiros. Devido a pandemia, o Memorial dos Povos Indígenas está funcionando temporariamente de sexta a domingo, das 9h às 15h.
Para saber mais sobre a história da cidade, não deixe de conhecer o Museu Vivo da Memória Candanga. O complexo de casas foi o primeiro hospital em Brasília, para atender os trabalhadores da construção da cidade. Hoje em dia, tornou-se em um museu, cujo a exposição “Poeira, Lona e Concreto” narra a história da construção da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 17h. Ele está localizado na St. JK no bairro Guará.
A 150 quilômetros do Distrito Federal, está localizada a cidade histórica de Pirenópolis. Fundada em 1727, essa cidade é tombada pelo IPHAN. Em seu centro histórico ela possui diversas igrejas e casarões do século XVIII. É possível ver o incrível contraste do modernismo de Brasília, e a arquitetura colonial e neoclássica de Pirenópolis.
Entretanto, não é somente arquitetura e história que Pirenópolis oferece. Primeiramente, ela oferece diversas opções de ecoturismo. Principalmente com a rota das cachoeiras. A cidade também possui uma ótima infraestrutura para turismo. E em todas as noites ela é muito animada com todos seus restaurantes e botequins tipicamente brasileiro. Pirenópolis é basicamente um resumo do turismo brasileiro. História, cultura, natureza e muita diversão.
Quando o assunto é turismo brasileiro, os pontos turísticos presentes em Salvador se destacam. Fundada em 1549, essa foi a primeira capital do Brasil. Com uma cultura vibrante celebrada através dos tambores do Olodum. De história riquíssima. Com inúmeras igrejas barrocas que encantam fiéis, historiadores e arquitetos. De belas praias que lavam as preocupações e o cansaço. Passear pelos pontos turísticos de Salvador que todo mundo deve fazer pelo menos uma vez na vida.
Esse é O bairro histórico. Todas as tragédias e conquistas do Brasil colonial concentram-se nesse bairro de Salvador. Uma visita pelos pontos turísticos da cidade, não pode faltar o Pelourinho.
Ao passear pelas ruas de paralelepípedos, é praticamente uma viagem no tempo. Encante-se com as construções centenárias. Visite diversas igrejas presentes no bairro, por exemplo, o Convento e a Igreja de São Francisco. Essa daqui é praticamente a epítome das igrejas barrocas. Ao entrar, você verá o altar dourado, acredita-se que foram usados 800 quilos de ouro para sua construção. Visite também os museus no Pelourinho. Um dos mais recentes é a Casa do Rio Vermelho, mais conhecida como Casa de Jorge Amado. Antiga casa de um dos maiores escritores brasileiros, hoje em dia, ela é um museu que reconta a história do autor. E, para finalizar, pare em um dos bares e tome uma deliciosa caipirinha sob o Sol nordestino.
Por fim, não faltarão coisas para se fazer no Pelourinho. Se quiser conhecer bem os pontos turísticos de Salvador, recomendo começar por esse bairro.
Ao terminar sua visita pelo Pelourinho, vá até o Elevador Lacerda. Fundado em 1873, esse é o primeiro elevador urbano do mundo. E ele liga a Cidade Alta com a Cidade Baixa de Salvador.
A primeira coisa que você notará é a bela visão da cidade no topo. Contemple a visão dos diversos barcos na marina, os outros barcos esperando para entrar no porto. Bem como, a visão de construções como o Mercado Modelo. Com construção iniciada em 1860, o Mercado Modelo teve uma história bem conturbada devido aos incêndios que ocorreram no local através dos anos. Hoje em dia, o local abriga mais de 260 lojas com diversos artesanatos e lembranças da cidade. Além disso, o local possui também restaurantes.
Ah, uma pequena curiosidade sobre a localização do Elevador Lacerda; durante o século XVII padres jesuítas criaram uma primeira ligação entre a cidade baixa e a alta. O local ficou conhecido na época como “guindaste dos padres”.
Em uma visita ao litoral nordestino não se pode faltar praias. E as praias de Salvador não deixam nada a desejar em relação aos outros pontos turísticos. Aproveite o mar azul cristalino, refresque-se do calor com um banho de mar ou um bom sorvete.
Das praias urbanas da capital baiana, não se pode deixar de visitar a Praia do Porto da Barra e a Praia do Farol da Barra. O local onde os primeiros navegadores portugueses descobriram a cidade. O forte foi criado três décadas após o descobrimento, e após foi incorporado o farol. Infelizmente, o farol não é aberto para visitação, mas no forte há um museu náutico que vale a pena ser visitado. Porém, é quase saindo da cidade que se encontra uma das mais belas praias do local. A praia do Flamengo. Areia amarelinha, diversos coqueiros na orla, e um mar transparente cheio de arrecifes. Se você surfa, ali é o ponto pras ondas.
A capital baiana tem cerca de 50 quilômetros de praias, e é abraçada pela Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior baía do mundo. Portanto, não faltarão pontos turísticos nas praias de Salvador.
Ao visitar a capital baiana, não se pode deixar de comer a comida típica entre suas visitas nos pontos turísticos. Especialmente o acarajé. E não se preocupe, achar um excelente acarajé, é uma das coisas mais fáceis de se fazer por lá.
É comum ver as senhoras do acarajé trajando roupas típicas vendendo o prato. Além disso, procure também por vatapá, cocada, moqueca baiana e tapioca. Para os fãs de frutos do mar, especialmente de camarão, o local é um paraíso.
Na cidade não é difícil encontrar ótimos restaurantes, bem como lanchonetes e barraquinhas. Durante sua viagem, pare nas que mais te chamar a atenção, provavelmente você encontrará algo delicioso e boas histórias pra se recordar quando voltar.
O estado da Bahia inteiro é rico em cultura e história. Se estiver viajando com tempo, há diversos pontos turísticos para se visitar próximo de Salvador.
Um dos melhores exemplos disso são as cidades de Cachoeira e São Félix. Cidades vizinhas que ficam a pouco mais de 110 quilômetros da capital. São, basicamente, cidades históricas, que mais preservam a cultura baiana. Passeie pelas antigas edificações, a maioria do século XIX, visite as igrejas e os museus.
Se puder e quiser aprofundar bem seu passeio pela história da região, contrate um guia local. Dessa forma você poderá desfrutar de toda a história que essas duas cidades têm a oferecer.
Recife e seus pontos turísticos são joias do nordeste brasileiro. História, muita cultura e lindas praias. A capital pernambucana é uma das cidades mais antigas do Brasil e a cidade foi palco de diversos fatos históricos importantes. Por exemplo, o Saque de Recife, na guerra anglo-espanhola e as invasões holandesas. Aproveite bem os pontos turísticos dessa maravilhosa cidade. A capital pernambucana é lar de diversas belezas.
Começaremos nossa rápida viagem pelos pontos turísticos de Recife pelas praias presentes na cidade. A cidade em si não possui muitas praias, entretanto, ela possui uma das praias urbanas mais bonitas do mundo.
A praia de Boa Viagem, localizada no bairro de mesmo nome, possui areia branquinha, coqueiros e um mar cristalino bem manso. Mas, se for nadar, tome cuidado para não ir muito longe. Tubarões na região não são raros. A praia de Boa Viagem é a principal praia urbana da cidade. Além disso, no bairro estão presentes diversos hotéis, restaurantes e bares.
Agora, as praias mais bonitas estão na região metropolitana de Recife. Ao viajar para lá, programe-se para pôr essas duas praias nos pontos turísticos que você deve visitar; Praia de Calhetas e Porto de Galinhas. Ambas estão ao sul da cidade. Calhetas a aproximadamente 50 quilômetros do centro, e Porto de Galinhas quase 70. A praia de Calhetas tem apenas 200 metros de areia, mas é completamente apaixonante. E uma das coisas mais bacanas dela é a tirolesa, da qual ao fazer você poderá admirar toda a beleza da praia. Porto de Galinhas, por si só, é um atrativo incrível. Junto às praias do Rio, é uma das razões pelo turismo brasileiro ser reconhecido por suas praias. Porto de Galinhas possui um cristalino, uma barreira de recife e as diversas piscinas naturais. Ali é o local perfeito para relaxar.
Além da exuberante beleza natural, as duas praias possuem diversos atrativos, principalmente o mergulho. Seja visitá-las somente pela beleza, ou experienciar algo novo, não há como errar nessas duas praias.
Não conhecer os pontos turísticos históricos dessa maravilhosa cidade é praticamente um pecado. Nela é possível visitar diversas igrejas, museus, ver prédios e ruas históricas.
Um dos melhores exemplos disso é a Capela Dourada. Inaugurada em 1697, seu nome se torna evidente quando se entra nela. Possivelmente, a Capela Dourada é um dos melhores exemplos do barroco presentes no Brasil. Ao visitar Recife vale muito a pena tê-la como um dos principais pontos turísticos em seu roteiro. Não muito longe da Capela Dourada você também encontrará outros pontos turísticos recheados de história. Por exemplo, a Praça da República. Lá você encontrará quatro prédios históricos; o Palácio do Campo das Princesas, construído em meados do século XIX é a atual sede do governo estadual. O Palácio da Justiça, construído no início do século XX. O belíssimo Teatro de Santa Isabel, também construído em meados do século XIX.
E ainda não muito longe da praça, está um dos locais mais fotogênicos do Recife, a Rua Aurora. Ao andar por ela se parece que está em outro país. Todas as construções são do século XIX e bem coloridas. O que torna o local tão belo é o fato dessas casas estarem apontando para o leste nas margens do Rio Capibaribe. Lá você poderá ver os reflexos da casa no rio.
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a capital pernambucana é o lar do frevo. Se você não puder experimentar o frevo no carnaval pernambucano. Considere visitar o Paço do Frevo. Museu em homenagem ao frevo. Nele você aprenderá sobre a história, impacto cultural e, se quiser, pode até fazer uma aulinha por lá.
Outro dos pontos turísticos do Recife que devem ser visitados é a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. Em um gigantesco espaço ao ar livre, você poderá ver as mais de 2 mil obras do artista plástico. Se quiser saber mais sobre o nordeste, não deixe de visitar o Museu do Homem do Nordeste. Através da gigantesca exposição, é possível aprender sobre as diversas culturas que formam o nordeste brasileiro.
Por fim, a capital pernambucana foi o local de nascimento do intelectual brasileiro mais premiado da história do país, Gilberto Freyre. É possível aprender sobre sua vida e carreira na Fundação Gilberto Freyre. Escritor, sociólogo, antropólogo, historiador e mais uma penca de coisas... Gilberto Freyre foi um verdadeiro homem renascentista. Visitar seu museu e aprender um pouco sobre a carreira dele, é conhecer um pouco da história de nosso país e das grandes pessoas que viveram nele.
Já mencionamos Porto de Galinhas e Praia de Calhetas. Entretanto, a região metropolitana de Recife é muito rica e possui diversos pontos turísticos que valem a pena ser visitados. A melhor parte disso é que é tudo pertinho.
A praia de Calhetas está localizada no Cabo de Santo Agostinho. Local qual, na realidade, é por onde o Brasil foi descoberto pelos espanhóis. No município, você poderá visitar diversas praias muito boas. E também alguns prédios históricos, por exemplo, as ruínas da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, construída em 1630.
Se quiser muita história e cultura, então quando estiver na capital pernambucana não se esqueça de visitar Olinda. Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, essa cidade foi construída em 1535. Olinda também foi uma das cidades mais ricas do Brasil colonial. Andar pelas ruas do centro histórico desse simpático e singelo município, é uma experiência única.
Não tem como errar quando o assunto é turismo brasileiro. Faltaram ainda falar sobre diversas das principais cidades que são muito fortes no turismo. Por exemplo, Foz do Iguaçu no Paraná, Bonito no Mato Grosso do Sul. Obviamente, diversos espetáculos da natureza que cobrem diversos estados, como a Amazônia e o Pantanal. Bem como, intermináveis rios como o São Francisco, “velho chico”. Sem contar ainda as diversas cidades históricas, Ouro Preto e Diamantina, como exemplo. E todas as praias de nosso gigantesco litoral brasileiro...
O turismo brasileiro também conta com joias escondidas. Cidades que, infelizmente, não contam com infraestrutura boa para turismo. Mas que conquistam o coração dos poucos que passam por elas. Conhece alguma dessas joias? Deixe nos comentários!
O roteiro Travel in Brazil da Schultz procura, principalmente, valorizar o turismo brasileiro de forma sustentável. A primeira fase do projeto, “a Europa Brasileira” já está à venda. Esse roteiro passa pelo sul brasileiro inteiro, conhecendo os principais dos pontos turísticos que formam essa região. No Travel in Brazil, há também um enfoque no turismo histórico-cultural. Na primeira fase contando sobre a imigração europeia ao sul do país durante o século XIX.
Logo serão lançadas as próximas fases. A segunda sendo “Nordeste Encantado”. O intuito será sempre o mesmo, desenvolver o turismo brasileiro e explorar as diversas maravilhas presentes em nosso país.
Para saber mais sobre o projeto Travel in Brazil e os diversos pontos turísticos presentes na primeira fase, acesse: www.travelinbrazil.com e baixe o catálogo!
Esperamos que esse texto sobre o turismo brasileiro tenha sido informativo. E, por fim, lembre-se que; seja viagem de negócios ou de turismo, contrate um seguro viagem! Pois viajar tranquilo é vital.