3 passeios para fazer na Cracóvia, antiga capital da Polônia

2023-01-01

Você sabia que, décadas atrás, a Cracóvia foi a antiga capital da Polônia? Hoje ela ocupa a terceira posição no ranking das maiores cidades do país. E por já ter sido uma capital, como você deve imaginar, há muito o que se fazer por lá ao viajar para a Cracóvia!

Embora não seja uma cidade muito visitada pela maioria dos turistas, existem atrações incríveis e que merecem ser visitadas. A cidade é grande, tem quase 850 mil habitantes, sendo que quase 300 mil são estudantes.

Por este motivo, ao viajar para a Cracóvia, saiba que ela é uma cidade bem movimentada e tem uma vida noturna bem ativa. Se você gosta de agito, vale a pena considerar a ex-capital da Polônia como destino para a sua próxima viagem! 

Ela também é uma das cidades mais bonitas do país. E como dissemos, embora não seja uma cidade tão visitada, ganhou mais destaque por ser muito próxima de Auschwitz. Felizmente, a maior parte das construções ficou intacta após uma destruição massiva durante a Segunda Guerra Mundial.

Vale frisar que o idioma oficial do país não é o inglês, mas sim o polaco. Porém, não se preocupe, pois você não precisará aprender este complicado idioma, já que os principais pontos turísticos da cidade têm guias que falam inglês.

Embora a Polônia seja um dos países mais seguros do mundo, é sempre bom ficar bem atento quando estiver andando nas ruas, especialmente durante à noite. Confira a seguir 4 pontos que você deve conhecer ao viajar para a Cracóvia! 

1- Ao viajar para a Cracóvia, conheça a Praça Central

viajar para a Cracóvia

Quando você viajar para a Cracóvia, não deixe de visitar a Praça Central, a maior praça do país. E se por acaso você estiver caminhando pelas ruas e ouvir o nome Rynek Glówny, saiba que este é o nome em polonês da praça. 

Sua construção data do século XIII, e é lá que ficam concentrados alguns dos mais importantes pontos turísticos e prédios públicos da Cracóvia. Inclusive, um dos pontos mais importantes é a Basílica St. Mary, que começou a ser construída no ano 1100 e passou por várias reformas em 1300. 

Ao passar por ela, você vai reparar que as duas torres da igreja têm tamanhos distintos. E isso é explicado de acordo com uma lenda local. De acordo com ela, quando a igreja começou a ser construída, dois irmãos foram contratados para conduzir a obra.

O irmão mais novo havia sido ensinado pelo mais velho, e como se tornou um ótimo aprendiz superando o mestre, construiu a torre maior e mais esbelta. Seu irmão, com inveja, não soube lidar com a situação, e após assassiná-lo com uma faca, jogou seu corpo no Rio Vístula.

No dia em que foi entregar a torre à cidade, não conseguiu aguentar a culpa de ter matado o próprio irmão, e após confessar o crime, se atirou da ponte. Se a lenda é verdadeira ou não, ninguém pode dizer, mas existe uma faca pendurada na porta do Mercado Municipal e dizem que ela foi utilizada para cometer o crime.

2- Collegium Maius

viajar para a Cracóvia

Você sabia que o Collegium Maius é o colégio mais importante da Cracóvia? Antigamente, ele fazia parte da Universidade da Cracóvia, uma das mais importantes e renomadas do leste europeu. A construção teve início no século XV, e um dos alunos mais importantes que passaram por lá foi Nicolau Copérnico.

Embora a universidade não fique mais nesse antigo prédio, é possível conhecer o Museu da Universidade Jagellónica. Lá você poderá ver de perto objetos e instrumentos que foram utilizados nos primórdios da universidade, nas aulas de química e biologia.

O museu é bem grande e você precisaria de algumas horas para poder conhecer tudo. Mas mesmo que você não queira passear por todo o museu, ainda assim vale a pena conhecer o pátio do colégio, que por si só já é uma atração.

Mas lembre-se que para conhecer o local, você precisa antes de um seguro viagem para a Polônia. Com ele você poderá viajar de forma bem mais tranquila e despreocupada. Confira aqui como tirar o seu! O seguro viagem para a Polônia é essencial para não passar dor de cabeça durante a sua viagem. 

3- Vá até o Castelo Wawel

viajar para a Cracóvia

Agora que você já sabe que é necessário ter um seguro viagem para a Polônia, deve também separar um tempo para conhecer o Castelo Wawel quando for viajar para a Cracóvia. 

Este é uma das atrações turísticas mais interessantes do país, sendo inclusive uma das construções mais importantes para os poloneses. Séculos atrás, foi construído para servir como moradia dos reis, mas acabou servindo posteriormente como fortaleza. 

Além de ter passado por várias reformas, mudou radicalmente seu estilo de construção, indo do gótico ao renascentista. Inclusive, ao lado do castelo fica um monumento do Dragão Wawel, que a cada 5 minutos cospe fogo pela boca!

Pronto para viajar para a Cracóvia? Agora que você já sabe que é necessário ter um seguro viagem para a Polônia, é hora de começar a organizar seu passeio! 

Consultar plano
Buscar plano
Duvidas?

Fale com nossos atendentes!

0800 600 5058
Redes sociais

Estamos em todas as plataformas!

Vital Card Schultz Turismo Schultz Vistos